Governo prorroga presença da Força Nacional na Amazônia | A TARDE
Atarde > Política

Governo prorroga presença da Força Nacional na Amazônia

Novo período do uso da Força Nacional na Amazônia foi estendido até 13 de janeiro de 2023

Publicado sábado, 15 de janeiro de 2022 às 11:55 h | Atualizado em 15/01/2022, 16:57 | Autor: Da Redação

O governo federal decidiu prorrogar a presença da Força Nacional de Segurança Pública na Amazônia Legal por mais 1 ano. A decisão consta em portaria assinada pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, publicada na edição desta sexta-feira, 14, do Diário Oficial da União.

Pela portaria, o novo período do uso da Força Nacional na Amazônia foi estendido até 13 de janeiro de 2023. Os agentes atuarão em apoio ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em ações de fiscalização, repressão ao desmatamento ilegal e demais crimes ambientais, além de combater incêndios florestais e queimadas.

A portaria também estabelece que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A operação também terá o apoio logístico do Ibama, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional. Ao todo, 9 estados compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão, abrangendo um total 772 municípios.

A Amazônia Legal ocupa pouco mais de 5 milhões de km², correspondentes a cerca de 58,9% do território brasileiro, que tem 8,5 milhões de km².

Publicações relacionadas