POLÍTICA
Governo Trump manda recado e fala em 'consertar' o Brasil
Declaração partiu do secretário de Comércio os EUA

Por Cássio Moreira

Apesar dos afagos recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chefe do Palácio do Planalto, a Casa Branca pode fazer uma nova ofensiva ao Brasil nas próximas semanas, segundo o secretário de Comércio do país, Howard Lutnick.
Leia Também:
Em entrevista ao NewsNation, no sábado, 27, o secretário afirmou que os Estados Unidos estudam medidas para 'consertar' países como Brasil e Suíça, alegando que as nações têm que parar de prejudicar os EUA. Lutcnik não detalhou quais seriam as novas reações adotadas pelo governo Trump.
Temos um monte de países para consertar, como Suíça e Brasil
"Temos um monte de países para consertar, como Suíça e Brasil. Eles têm um problema. Índia. Esses são países que precisam reagir corretamente aos Estados Unidos. Abrir seus mercados, parar de tomar ações que prejudiquem os Estados Unidos, e é por isso que estamos em desvantagem com eles", afirmou.
Tarifaço
O governo Donald Trump estabeleceu em agosto uma tarifa de até 50% para parte dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. A medida, segundo o presidente americano, é uma retaliação ao que ele considera uma perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem é próximo.
Na última semana, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, Trump adotou uma outra postura, acenando para Lula e dando abertura para um diálogo entre o país e o Brasil.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes