Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

PERSEGUIÇÃO?

Governo Trump revoga vistos de funcionários ligados ao Mais Médicos

Entenda o que levou o governo americano a tomar decisão drástica

Redação
Por Redação
Uniforme do programa Mais Médicos no Brasil
Uniforme do programa Mais Médicos no Brasil - Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

O secretário de atenção especializada à saúde, Mozart Sales, e o ex-assessor de assuntos internacionais do Ministério da Saúde, Alberto Kleiman, vão ter os vistos americanos revogados após decisão do departamento de estado do país de Donald Trump.

A medida acontece após a dupla, responsável pela implantação do programa Mais Médico no Brasil, ser acusada de cumplicidade na exploração de médicos pelo governo de Cuba.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

A acusação também se estende a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Isso porque, em 2013, o governo Dilma Rousseff (PT) firmou acordo com a Opas, que coordenava a vinda de médicos cubanos.

À época, o Brasil pagava ao governo cubano por meio da Opas. O convênio entre os países, contudo, foi encerrado em 2018.

Leia Também:

RECORDE NACIONAL

Programa Mais Médicos atinge mais de 4 mil profissionais na Bahia
Programa Mais Médicos atinge mais de 4 mil profissionais na Bahia imagem

BAHIA

Programa Mais Médicos abre mais de 300 vagas para profissionais na Bahia
Programa Mais Médicos abre mais de 300 vagas para profissionais na Bahia imagem

SAÚDE

Governo abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos
Governo abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos imagem

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou que os dois profissionais foram fundamentais para o Mais Médicos, que o programa salva vidas e que sobreviverá a ataques injustificáveis.

"Temos muito orgulho de todo esse legado que leva atendimento médico para milhões de brasileiros que antes não tinham acesso à saúde. Seguiremos firmes em nossas posições: saúde e soberania não se negociam. Sempre estaremos do lado do povo brasileiro", disse.

Revogação de vistos

Em julho, Marco Rubio determinou a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seus familiares e “aliados na Corte”.

A medida foi anunciada horas após o ex-presidente Jair Bolsonaro ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), que realizou buscas e apreensões e determinou a utilização de tornozeleira eletrônica.

Rubio escreveu que Moraes tem perseguido Bolsonaro e promovido censura.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Brasil. EUA governo Trump Mais Médicos revogação de vistos

Relacionadas

Mais lidas