Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

SALVADOR

Kiss & Fly: polêmica cobrança no aeroporto de Salvador vira alvo de audiência pública

Encontro está sendo proposto pelo deputado federal Afonso Florence (PT-BA)

Yuri Abreu
Por
| Atualizada em
Sistema foi instalado no aeroporto de Salvador em abril
Sistema foi instalado no aeroporto de Salvador em abril - Foto: Andrêzza Moura | Ag. A TARDE

A cobrança da tarifa Kiss & Fly será tema de uma audiência proposta pelo deputado federal Afonso Florence (PT-BA), após as constantes queixas de motoristas de aplicativo com relação à aplicação de medida, iniciada em abril deste ano e que demanda o pagamento da taxa de R$ 18 aos motoristas que ultrapassam 10 minutos nas áreas de embarque e desembarque.

Em contato com o portal A TARDE, o parlamentar afirmou que a definição da data deve ocorrer ainda nesta segunda-feira, 4, após confirmação por parte dos representantes da Vinci Airports, empresa que administra o Aeroporto de Salvador.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Na última terça-feira, 28, ele participou de uma reunião ao lado do pré-candidato a deputado estadual Kleber Rosa (PSOL), em Salvador, com membros da categoria, que ainda debateu as condições de trabalho desses condutores.

"Se necessário, eu vou procurar a direção da concessionária em São Paulo, em Brasília [...] Nessa audiência, vamos debater pelo menos três temas. O primeiro deles é a relação do aeroporto, da concessionária, com as empresas e trabalhadores. Ou seja, a relação com as empresas e com os trabalhadores de aplicativo é a relação com os usuários do aeroporto com a população de Salvador", afirmou o parlamentar.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Kleber Rosa (@kleber.rosa.psol)

"Outro [tema] é essa cobrança. As restrições aos trabalhadores de aplicativo [...] o tempo que eles têm para embarque e desembarque é restritivíssimo. Então, a cobrança e as condições de acesso e embarque e desembarque de passageiros serão levadas como ponto de pauta por mim e por Kleber. Além disso, abordaremos as instalações e as condições de trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras de aplicativo", prosseguiu Florence.

Leia Também:

POLÍTICA

Kiss & Fly: lei quer pôr fim à polêmica tarifa no Aeroporto de Salvador
Kiss & Fly: lei quer pôr fim à polêmica tarifa no Aeroporto de Salvador imagem

SALVADOR

Kiss & Fly: o que a Vinci Airports ainda não respondeu sobre a cobrança no aeroporto de Salvador
Kiss & Fly: o que a Vinci Airports ainda não respondeu sobre a cobrança no aeroporto de Salvador imagem

PREOCUPAÇÃO

Kiss & Fly: grupo de pessoas com deficiência elabora denúncia contra aeroporto
Kiss & Fly: grupo de pessoas com deficiência elabora denúncia contra aeroporto imagem

Serviço à população

O deputado federal elevou ainda o tom das críticas à concessionária ao comentar as condições de trabalho disponibilizadas aos motoristas por aplicativo.

De acordo com ele, o fato de prestarem um serviço à população, ainda que representando empresas privadas, deveria fazer com que esses profissionais recebessem um melhor tratamento, em vez de estarem sendo expostos a situações até de perigo.

Deputado federal Afonso Florence (PT-BA)
Deputado federal Afonso Florence (PT-BA) - Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

"Eles [os motoristas] têm que ter valor mínimo de corrida, têm que ter valor mínimo por quilômetro, têm que ter local adequado para as pessoas esperarem, com banheiro, com sombra, abrigo da chuva. E isso não existe no aeroporto. A situação é gravíssima", criticou Afonso Florence.

"Qual é a relação disso com Brasília? O Congresso Nacional precisa aprovar uma legislação que dê direito aos trabalhadores de aplicativo que garanta preço, porque esse negócio de que 'se der direito ao trabalhador de aplicativo, o preço fica mais caro' é relativo, porque ninguém monitora o que essas corporações internacionais ganham com as viagens", completou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Aeroporto de Salvador Afonso Florence kiss and fly VINCI Airports

Relacionadas

Mais lidas