Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

ICMS

Haddad apresenta plano para diesel baixar nos estados

Unidades da Federação informaram, nesta semana, que não baixarão tributo, pois isso prejudicaria políticas públicas

Yuri Abreu
Por
Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Fernando Haddad, ministro da Fazenda - Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá uma reunião com os Estados, nesta quarta-feira, 18, para falar sobre o ICMS (imposto estadual) do diesel, após o governo federal, na semana passada, anunciar a isenção de PIS/Cofins sobre o combustível.

Ele não antecipou o que será proposto, mas a expectativa é a de que as unidades da Federação sejam orientadas a baixar o tributo. Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia solicitado "boa vontade" dos governadores para realizar o ato.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Nesta semana, porém, os governadores informaram que não reduzirão o ICMS pois isso prejudicaria o financiamento de políticas públicas, e também porque cortes no imposto "não costumam ser repassados ao consumidor final".

Leia Também:

ESQUEMA MILIONÁRIO

Fraude no ICMS: empresário é preso por sonegação de R$ 10 milhões na Bahia
Fraude no ICMS: empresário é preso por sonegação de R$ 10 milhões na Bahia imagem

ECONOMIA

Preço do diesel pode não cair mesmo com isenção do governo; entenda
Preço do diesel pode não cair mesmo com isenção do governo; entenda imagem

BRASIL

Prefeituras no Brasil suspendem transporte público após alta do diesel
Prefeituras no Brasil suspendem transporte público após alta do diesel imagem

"Temos reunião hoje com o Confaz, [que reúne governo e secretários de Fazenda dos estados] vamos fazer uma proposta para eles, mas não vou antecipar para não ser deselegante com os proprietários", afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

"Nós estamos tratando isso do ponto de vista federativo, numa reunião convocada para esse fim, com audiência de toda a imprensa, para que vocês possam acompanhar", acrescentou o ministro.

Ações do governo

Apesar de não confirmar diretamente que pedirá redução do ICMS sobre combustíveis, Fernando Haddad observou que ações do governo já estão elevando a arrecadação do tributo estadual.

Uma delas são as ações contra o crime organizado, no setor de combustíveis, retirando empresas irregulares do setor, que não recolhiam corretamente os tributos, dando lugar a outras que funcionam corretamente.

Outra é o trabalho de fiscalização que está sendo implementado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), medida anunciada na semana passada com o objetivo de garantir o repasse da redução dos impostos federais ao preço do combustível.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Bahia combustíveis haddad ICMS Lula

Relacionadas

Mais lidas