POLÍTICA
Inema autua empresa e manda demolir obras ilegais no trajeto do VLT
Empresa PIER 8 Marina é alvo de autuação do Inema por erguer construções irregulares no trajeto do modal
Por Flávia Requião

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) autuou a empresa PIER 8 Marina por realizar obras sem autorização em área destinada à construção do Sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Salvador-Simões Filho.
Leia Também:
Conforme documento de autuação, o estabelecimento foi penalizado e deverá demolir as edificações construídas sem a prévia aprovação do Inema na localidade de Mapele, município de Simões Filho, a cerca de 28 km de Salvador.
Ainda de acordo com o texto, a infração foi constatada após inspeções realizadas na região em fevereiro deste ano.
Histórico de autuação
Em abril, a PIER 8 Marina já havia sido autuada pelas mesmas obras e penalizada com o embargo das construções, “devido à falta de autorização dos órgãos competentes”.
Além disso, em fevereiro deste ano, o Instituto aplicou nova penalização à empresa por intervenções em Área de Preservação Permanente (APP) de um manguezal, próximo à via férrea do VLT. Na ocasião, foram constatados impactos ambientais como supressão vegetal, terraplanagem e apreensão de madeira no local.
Com os danos, a PIER 8 foi obrigada a apresentar um Plano de Recuperação Ambiental (PRA) e prestar informações sobre a situação da madeira apreendida.
No entanto, sem a entrega, a empresa recebeu, nesta semana do Inema, um Auto de Infração de Multa no valor original de R$ 1.250,00, sujeito a juros e correção monetária, por realizar supressão de manguezal seguido de serviços de terraplanagem em APP de manguezal, em área aproximada de 0,25 hectares.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes