Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

FRAUDE DO INSS

INSS: mais de 1 milhão de beneficiários solicitaram reembolso

Saiba como solicitar reembolso dos valores descontados

Redação

Por Redação

16/05/2025 - 20:30 h
Meu INSS
Meu INSS -

Mais de 1,3 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já solicitaram o reembolso dos valores descontados devido às fraudes escancaradas pela Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU).

A maior parte dos acessos foram registrados por meio do aplicativo “Meu INSS”, na tarde desta sexta-feira, 16, às 17h. Apenas 7,6% dos beneficiários usaram a Central 135 para realizar a consulta, de acordo com o portal Metrópoles.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com o INSS, mais de 5,9 milhões de aposentados e pensionistas já acessaram o recurso de consultar os descontos pelo aplicativo Meu INSS.

Quarenta e uma entidades já foram alvo de contestação. Elas terão até 15 dias úteis para apresentar a comprovação dos descontos não reconhecidos pelos aposentados e pensionistas ou realizar o pagamento do valor devido, corrigido pela inflação.

Reembolso

De acordo com o INSS, a partir desta quarta-feira, 14, será possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.

Leia Também:

Nesse momento, o beneficiário deverá informar se autorizou ou não os descontos registrados. Caso não tenha autorizado, ele poderá solicitar a devolução dos valores pelo próprio aplicativo, pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.

“Em breve, será informado o passo a passo para auxiliar a solicitar o benefício pelo Meu INSS e telefone 135”, informou a instituição.

Fraude do INSS

A Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal, investiga um suposto esquema nacional de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da Controladoria Geral da União (CGU) cumpriram 211 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão.

As investigações da PF identificaram a existência de irregularidades relacionadas aos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre os benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo INSS.

O rombo nas contas dos aposentados e pensionistas chegou a R$ 6,3 bilhões, no período entre 2019 e 2024.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

fraude do INSS INSS Meu INSS Política

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Meu INSS
Play

Jerônimo convoca população para ato contra PEC da Blindagem em Salvador

Meu INSS
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Meu INSS
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Meu INSS
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

x