Jerônimo enaltece "história da democracia" em ato sobre 8 de janeiro | A TARDE
Atarde > Política

Jerônimo enaltece "história da democracia" em ato sobre 8 de janeiro

Data que marca o aniversário da invasão dos Três Poderes foi pontuada com diversos atos pró-democráticos

Publicado segunda-feira, 08 de janeiro de 2024 às 19:49 h | Autor: Da Redação
Imagem ilustrativa da imagem Jerônimo enaltece "história da democracia" em ato sobre 8 de janeiro
-

Um ano após a invasão da Praça dos Três Poderes por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), diversas manifestações em favor da democracia ocorreram em todo o Brasil. Em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com parlamentares, representantes de movimentos sociais e integrantes da Justiça na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para reforçar a importância da democracia para a sociedade brasileira.

“Nós tivemos em 1964 um golpe que feriu direito das pessoas à individualidade. Agora em 2016, 2017, 2018 e, mais especialmente, no ano de 2022 a gente viu um forte ataque às instituições. Precisamos assegurar a história da democracia, porque é uma história jovem. O 8 de janeiro não é uma data para alimentar a discórdia ou a divergência entre dois lados de Brasil, pelo contrário. É a nossa resistência, numa casa como esta, da Assembleia Legislativa, junto com os movimentos sociais, entendendo o papel da Constituição e a sua aplicabilidade”, destacou Jerônimo.

Leia mais: Lula reforça importância da memória para garantir democracia

O presidente da Alba, o deputado Adolfo Menezes (PSD), destacou a ação rápida dos poderes que impediu um possível golpe de estado no país.

"Hoje, aqui nós estamos para celebrar a liberdade, a continuação da nossa jovem democracia. Graças a Deus, pela união dos poderes e, claro, a não concordância da maioria das Forças Armadas, nós não estamos hoje, vergonhosamente perante o mundo, sobre um regime de exceção. Essa data nunca pode ser esquecida e nenhum lugar é mais propício do que aqui, a casa do povo, para comemorarmos a vitória da liberdade, a vitória da democracia nessa data”, declarou.

O governador participou do evento ao lado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Veloso, do vice-governador Geraldo Júnior e do presidente da Alba, Adolfo Menezes. Também participaram representantes de movimentos sociais, centrais sindicais, parlamentares, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de integrantes do Ministério Público e Defensoria Pública.

Publicações relacionadas