ALIADO PRECIOSO
Lula atua para evitar saída de ministro de pasta estratégica
Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança Pública sinalizou interesse em sair da pasta

Por Anderson Ramos

A saída de Ricardo Lewandowski do Ministério da Justiça e Segurança Pública em 2026 parece iminente, mas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta demover o aliado da ideia.
O ministro tem sinalizado ao petista que gostaria de aproveitar a leva de saídas ministeriais por causa da desincompatibilização eleitoral, mas diferentemente dos colegas de primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios, Lewandowski não pretende se candidatar a cargos públicos.
Leia Também:
Lula, no entanto, afirmou a aliados que não pretende aceitar a saída do titular da Justiça. Como ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal), Lewandowski representa uma ponte importante do governo com a corte e outros tribunais superiores.
Além disso, aliados do presidente afirmam que o ministro deu cara a um projeto amplo de combate ao crime, algo que a esquerda não tinha até então. Lewandowski assumiu a pasta no início de 2024, após ida de Flávio Dino para o STF.
Sob gestão de Lewandowski, o governo tenta avançar no Congresso Nacional com duas pautas prioritárias para a segurança pública: a PEC que coloca o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) na Constituição Federal e que terminou 2025 sem avanço em uma comissão especial da Câmara e o PL Antifacção, que endurece a punição para uma série de crimes e cria estruturas integradas para enfrentar facções.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



