Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

RELAÇÕES BRASIL-EUA

Lula diz que Trump reconheceu que tarifaço contra Brasil é injusto

Presidente falou com o republicano por telefone na sexta-feira, 21

Ane Catarine
Por
O presidente Lula
O presidente Lula - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Eleições 2026

O presidente e candidato à reeleiçãoLuiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na noite de sexta-feira, 21, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “reconheceu” durante uma ligação que o novo tarifaço aplicado sobre os produtos brasileiros não é correto.

“Eu disse ao presidente Trump que a taxação é irreal e foi feita com base na mentira. Eles falaram do desmatamento, e o Brasil tem o menor desmatamento da história. E Trump reconheceu”, disse Lula durante ato de campanha realizado em Belo Horizonte, horas depois do telefonema.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

O petista disse ainda que Trump pediu ao secretário de Comércio dos Estados Unidos para marcar uma reunião com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Márcio Elias Rosa.

Negociação

Em nota sobre o telefonema, o Planalto havia indicado que Trump “concordou com a necessidade de preservar vínculos comerciais e propôs que equipes dos dois países voltassem a se reunir o mais brevemente possível”.

O representante do Escritório de Comércio dos Estados Unidos (USTR), Jamieson Greer, e o ministro Márcio Elias Rosa devem se reunir por videoconferência na semana que vem.

Leia Também:

ELEIÇÕES

Candidato, Lula tenta quebrar próprio recorde de votos em eleições na Bahia
Candidato, Lula tenta quebrar próprio recorde de votos em eleições na Bahia imagem

AVANÇO

PEC do fim da escala 6x1 terá relator aliado de Lula no Senado
PEC do fim da escala 6x1 terá relator aliado de Lula no Senado imagem

POLÍTICA

Lula e Trump concordam em retomar negociações sobre tarifas comerciais
Lula e Trump concordam em retomar negociações sobre tarifas comerciais imagem

Novo tarifaço

Os Estados Unidos impuseram novas tarifas de 25% e 12,5% sobre produtos do Brasil, totalizando taxas de até 37,5% em itens exportados.

O USTR justificou as medidas com alegações de práticas comerciais desleais e falhas no combate ao trabalho forçado. A taxação afeta bilhões em vendas brasileiras.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

brasil Lula tarifaço trump

Relacionadas

Mais lidas