Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

MEIO AMBIENTE

Lula e Janja recebem ator Leonardo DiCaprio em Brasília; saiba motivo da reunião

Ator norte-americano foi alvo de críticas de Jair Bolsonaro

Redação
Por Redação
| Atualizada em
Presidente Lula e primeira-dama Janja
Presidente Lula e primeira-dama Janja - Foto: Ricardo Stuckert/PR
Eleições 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva recebem, nesta quarta-feira, 2, o ator e ambientalista Leonardo DiCaprio no Palácio do Planalto. O encontro está previsto para as 12h30, conforme as agendas oficiais do presidente e da primeira-dama.

Segundo a agenda de Janja, DiCaprio estará acompanhado de representantes da Re:wild, organização ambiental sem fins lucrativos criada em 2021 com a participação do ator. A entidade atua em projetos voltados à restauração de ecossistemas e à proteção de espécies ameaçadas de extinção.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.
Agenda de Janja desta quarta-feira, 2, registra encontro com Leonardo di Caprio
Agenda de Janja desta quarta-feira, 2, registra encontro com Leonardo di Caprio - Foto: Reprodução

A organização também desenvolve ações em parceria com comunidades indígenas, governos e cientistas para a conservação e recuperação de áreas naturais. O encontro ocorre em meio à atuação do governo brasileiro em pautas relacionadas à preservação ambiental e à Amazônia.

Ator norte-americano Leonardo DiCaprio
Ator norte-americano Leonardo DiCaprio - Foto: Angela Weiss/AFP

Bolsonaro foi crítico de ator norte-americano

A relação de Leonardo DiCaprio com o debate ambiental brasileiro ganhou repercussão em 2019, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) fez críticas ao ator e o acusou, sem apresentar provas, de financiar queimadas na Amazônia.

Na ocasião, Bolsonaro também mencionou a organização WWF ao comentar suspeitas sobre a atuação de organizações não governamentais no país. As declarações ocorreram após a prisão de quatro brigadistas em Alter do Chão, no Pará, investigados por suspeita de envolvimento em incêndios na região.

Leia Também:

POLÍTICA

Brasil e EUA negociam fim do tarifaço após ligação entre Lula e Trump
Brasil e EUA negociam fim do tarifaço após ligação entre Lula e Trump imagem

REDUÇÃO DE IMPOSTO

Gigante de entregas aciona governo Lula para ampliar corte na taxa das blusinhas
Gigante de entregas aciona governo Lula para ampliar corte na taxa das blusinhas imagem

DECISÃO

Transmissões da Discord ficam suspensas em todo o Brasil após críticas de Janja
Transmissões da Discord ficam suspensas em todo o Brasil após críticas de Janja imagem

As prisões foram questionadas por entidades ambientalistas. O Ministério Público do Pará afirmou, posteriormente, que não havia indícios do envolvimento dos brigadistas e passou a investigar a possibilidade de participação de grileiros nos incêndios. Os quatro foram soltos por determinação da Justiça.

O episódio teve repercussão internacional. Veículos de imprensa estrangeiros destacaram as declarações de Bolsonaro e a ausência de provas apresentadas para sustentar a acusação contra DiCaprio.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Google Noticias Siga o A TARDE no Google Noticias

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no Email

Tags

Lula meio ambiente Política

Relacionadas

Mais lidas