Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DESEJO ANTIGO

Lula promete recomprar refinaria na Bahia após crise nos combustíveis

Petrobras estuda meios de readquirir Refinaria de Mataripe, antiga RLAM

Anderson Ramos
Por

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Refinaria de Mataripe.
Refinaria de Mataripe. -

Durante visita à Refinaria Gabriel Passos (Regap) em Minas Gerais nesta sexta-feira, 20, o presidente Lula prometeu recomprar a Refinaria Mataripe, antiga Landulpho Alves (RLAM), localizada em São Francisco do Conde, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

‘Vamos comprar ‌de volta ​à refinaria na Bahia. Pode demorar um ⁠pouco, ​mas ​nós vamos’, disse Lula, ao ⁠lado ​da presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Desde o início do governo Lula 3, a Petrobras estuda formas de reestatizar o equipamento.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ainda durante o evento, o presidente defendeu que o Brasil precisa ter o seu próprio estoque de combustíveis para não se tornar refém durante as crises mundiais. A fala se deu em meio à guerra entre Estados Unidos e Israel contra o Irã no Oriente Médio, conflito que tem aumentado o preço médio do petróleo em todo o mundo.

“Se o Brasil quer ser um país soberano, ele precisa de estoque para enfrentar crises, para quando tiver essa especulação no mercado, o governo ter condição de abaixar o preço”,afirmou.

Situação na Bahia

Também nesta sexta, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, mencionou a privatização da RLAM como o fator principal para a disparada dos preços da gasolina e do diesel na Bahia e culpou o governo de Jair Bolsonaro pela venda.

“Aquela turma vendeu a refinaria da Bahia, a primeira refinaria do Brasil, chamada Refinaria Landulpho Alves, que fica no Recôncavo Baiano. É importante o povo saber disso. Eles venderam, privatizaram, e hoje o dono é um fundo árabe que não produz petróleo no Brasil, apenas refina. É uma vergonha”, disparou.

Leia Também:

Histórico

Em outubro de 2021, a Petrobras concluiu a venda da RLAM para o grupo arabe Mubadala, um conglomerado do Emirados Árabes Unidos. Administrada pela Acelen, a Refinaria Mataripe foi vendida por US$ 1,8 bilhão durante o governo Bolsonaro. A partir daí, o preço médio da gasolina vendida nos postos de combustíveis do estado da Bahia superaram a média de preço nacional.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

acelen Lula Petrobras Refinaria Ladulpho Alves Refinaria Mataripe

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Refinaria de Mataripe.
Play

Prefeito da oposição rasga elogios a Jerônimo e rebate críticos: “Falam por falar”

Refinaria de Mataripe.
Play

“Nunca duvidei”, diz Geraldo Júnior após confirmação de vice

Refinaria de Mataripe.
Play

Lula e Jerônimo vistoriam obras do VLT de Salvador e autorizam expansão do modal

Refinaria de Mataripe.
Play

Flávio Bolsonaro não vai aceitar ficar sem palanque na Bahia, diz Wagner

x