POLÍTICA
Lula provoca e diz que Trump não quer conversar sobre tarifaço
Presidente volta a falar sobre 'impasse tarifário'
Por Cássio Moreira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou Donald Trump, durante agenda de governo, ao comentar sobre o impasse criado com a sobretaxa de 50% imposta pela Casa Branca aos produtos brasileiros exportados para o país. A nova declaração ocorreu nesta quinta-feira, 24.
Lula ironizou a carta que Trump direcionou ao Brasil, na qual citou uma suposta "caça às bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no inquérito da tentativa de golpe de Estado, e disse que a postura do político americano é um "desaforo". Ele ainda afirmou que o presidente não tem margem para a abertura de um diálogo.
Leia Também:
"Ele acredita em bruxa? Alguém aqui acredita em bruxa para ter caça às bruxas. Ele mandou uma carta pedindo para pararem de perseguir o Bolsonaro. Um desaforo desrespeitoso com o Brasil e a justiça brasileira", disparou Lula, que continuou.
"Eu fiquei pensando: o que fazer? Ele não quer conversar, se ele quisesse conversar, ele pegava o telefone e me ligava", completou o presidente.
Truco
Lula ainda comparou a relação entre Brasil e Estados Unidos com um jogo de cartas, e afirmou que, caso Trump avance com a decisão de sobretaxar os produtos brasileiros, ele "vai tomar um seis".
"Então o que acontece? Ele nos deu até o dia primeiro. Se nós não dermos a resposta no dia primeiro, ele vai taxar o nosso comércio em 50%. Vou contar uma coisa pra vocês: eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco e se ele tiver trucando, ele vai tomar um seis. Se ele tiver trucando ele vai tomar um seis", afirmou.
Entenda o tarifaço
No dia 9 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma sobretaxa de 50% nos produtos brasileiros exportados para o país. A medida, segundo o chefe da Casa Branca, que também trava uma guerra comercial com o Brics, bloco econômico do qual o Brasil faz parte, é uma retaliação ao que ele considerada uma perseguição judicial ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Conheci e tive contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente, assim como a maioria dos outros líderes mundiais. A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato — inclusive pelos Estados Unidos —, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente", afirmou Trump na carta endereçada ao Brasil.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes