Lula recebe credenciais de 13 novos embaixadores | A TARDE
Atarde > Política

Lula recebe credenciais de 13 novos embaixadores

Carta formaliza atuação de representantes diplomáticos no país

Publicado sexta-feira, 17 de novembro de 2023 às 20:59 h | Atualizado em 17/11/2023, 21:17 | Autor: Agência Brasil
Credencial é uma formalidade que oficializa a atuação do diplomata no Brasil
Credencial é uma formalidade que oficializa a atuação do diplomata no Brasil -

Em cerimônias reservadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta sexta-feira, 17, as credenciais de 13 novos embaixadores que atuarão no Brasil. Iniciadas por volta das 14h, no Palácio do Planalto, as cerimônias foram encerradas no fim da tarde.

Tradicionalmente, um embaixador assume o posto após a entrega de documentos enviados por seu país ao presidente do país onde atuará.

A apresentação das cartas credenciais ao presidente da República é uma formalidade que oficializa a atuação do diplomata no Brasil. Caso a credencial não seja recebida pelo presidente, o embaixador não pode representar seu país em audiências ou solenidades oficiais, por exemplo.

Entre os novos embaixadores que apresentaram suas credenciais, estão representantes da Alemanha, do Catar, da Itália, Polônia, Ucrânia, Hungria, Zâmbia e União Europeia.

Apresentaram hoje credenciais ao presidente Lula os novos embaixadores da Irlanda, Fiona Flood; da República de Chipre, Vasilios Philippou; da República Federal da Alemanha, Bettina Cadenbach; do Estado do Catar, Ahmad Mohammed Al-Shebani; da Hungria, Miklós Tamás Halmai; da Líbia, Osama Ibrahim Ayad Sawan; da Eslovênia, Mateja Kračun; da República da Zâmbia, Glynne Namulula Michelo; da República Francesa, Emmanuel Lenain; da Ucrânia, Andrii Melnyk; da União Europeia, Marian Schuegraf; da Itália, Alessandro Cortese; e da Polônia, Bogna Janke.

Publicações relacionadas