POLÍTICA
Lula defende que Amazônia deve ser vista para além da floresta
Presidente afirmou na COP30 que o bioma “não é uma entidade abstrata”

Por Flávia Requião

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã desta segunda-feira, 10, durante discurso na COP30, que a Amazônia “não é uma entidade abstrata” e defendeu que o bioma seja visto para além da floresta e de seus recursos naturais. Segundo ele, o território é também espaço de vida, cultura e desafios sociais para milhões de pessoas.
“A Amazônia não é uma entidade abstrata. Quem só vê a floresta de cima desconhece do que se passa à sua sombra. O bioma mais diverso da Terra é a casa de mais de 50 milhões de pessoas, incluindo 400 povos indígenas”, disse Lula na abertura do evento.
Leia Também:
O presidente lembrou que a Amazônia se estende por nove países em desenvolvimento e ainda enfrenta graves desigualdades econômicas e sociais. Ele destacou que políticas ambientais precisam considerar as populações que vivem na região e dependem diretamente da floresta.
“A Amazônia desperta por nove países em desenvolvimento que ainda enfrentam imensos desafios sociais e econômicos”, afirmou.
A COP30, que começou nesta segunda, acontece em Belém, no Pará, e reúne líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para debater soluções e compromissos no enfrentamento da crise climática.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



