Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AMÉRICA LATINA E CARIBE

Lula viaja à Colômbia para cúpula da Celac esvaziada

Até o momento, apenas quatro líderes confirmaram participação no evento

Ane Catarine

Por Ane Catarine

20/03/2026 - 6:48 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Lula e Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Lula e Gustavo Petro, presidente da Colômbia -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na noite desta sexta-feira, 20, para Bogotá, capital da Colômbia, onde participará da 10ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) no sábado, 21, em um cenário de baixa presença de líderes na reunião.

Segundo o governo colombiano, apenas quatro líderes confirmaram participação até o momento: Lula, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, o uruguaio Yamandú Orsi e o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, cerca de 20 chanceleres também devem comparecer ao encontro.

Criada em 2010, no México, a Celac reúne 33 países da América Latina e do Caribe e tem como objetivo promover integração política, econômica e social entre os membros.

Agenda da comitiva brasileira

Além da cúpula de líderes, Lula participará do Fórum de Alto Nível Celac-África, voltado à cooperação entre países latino-americanos, caribenhos e africanos. O presidente também deve discursar na reunião principal da Celac, prevista para o sábado.

Leia Também:

Na comitiva brasileira, o chanceler Mauro Vieira participou nesta sexta-feira de um almoço com ministros das Relações Exteriores e de reuniões bilaterais com representantes de outros países.

Segundo o Itamaraty, a expectativa é de que o conflito no Oriente Médio, envolvendo Israel, Estados Unidos e Irã, não seja tema central das discussões.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

colombia Gustavo Petro Lula

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula e Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Play

“Nunca duvidei”, diz Geraldo Júnior após confirmação de vice

Lula e Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Play

Lula e Jerônimo vistoriam obras do VLT de Salvador e autorizam expansão do modal

Lula e Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Play

Flávio Bolsonaro não vai aceitar ficar sem palanque na Bahia, diz Wagner

Lula e Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Play

Eduardo Bolsonaro ignora restrição de Moraes e grava vídeo para o pai

x