DATAFOLHA
Maioria dos brasileiros responsabiliza Bolsonaro por ataques golpistas
Para 55% da população, ex-presidente estimulou as invasões em Brasília
Por Da Redação
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), protagonista em conflitos entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, é considerado pela maioria da população brasileira o responsável pelos ataques golpistas registrados em Brasília desde dezembro do ano passado.
De acordo com uma pesquisa Datafolha, 55% da população responsabiliza o ex-mandatário pelos atos antidemocráticos. Desse total, há os que acham que Bolsonaro teve muita responsabilidade (38%) e os que pensam que ele teve um pouco de culpa (17%).
O levantamento apontou ainda que 45% das pessoas entrevistadas concordam com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quando afirma que Bolsonaro estimulou os atos violentos ocorridos na capital federal. Para 39% dos brasileiros, o ex-mandatário, atualmente nos Estados Unidos, não teve nenhuma ligação com os atentados. 6% não soube opinar.
Em seu primeiro pronunciamento após os atos terroristas às instituições federais, o atual chefe do Executivo disse que Bolsonaro sempre incentivou a invasão às sedes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, e que só não teria feito o mesmo com o Palácio do Planalto porque, na época, ainda estava lá.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre terça, 10, e quarta-feira, 11, e ouviu 1.214 pessoas espalhadas por todo o Brasil. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações feitas para aparelhos celulares, meio de comunicação utilizado por cerca de 90% da população. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes