Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Cidade da Bahia entra na mira do MP por uso indevido do Fundeb

Prefeitura de Santaluz é alvo de inquérito por suspeita de uso indevido de verbas e irregularidades em contratos com empresa

Flávia Requião

Por Flávia Requião

16/07/2025 - 9:01 h | Atualizada em 16/07/2025 - 10:29
Cidade de Santaluz
Cidade de Santaluz -

A Prefeitura de Santaluz, sob a gestão do prefeito reeleito Arismário Barbosa (Avante), está sendo investigada pelo Ministério Público Federal (MPF) por possíveis irregularidades em contratos firmados em 2022 e 2023.

Leia Também:

Conforme detalha a denúncia do MPF, os documentos em questão são referentes a um acordo com a empresa Global Construções Serviços e Manutenção. Os contratos tratam da execução de serviços continuados de engenharia em praças e canteiros públicos.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O órgão citou ainda indícios de que a contratação tenha sido realizada com base em ata de registro de preços vencida e “não teriam sido especificados os valores unitários das obras”.

Além disso, também foram identificados pagamentos com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), sem comprovação de que as obras beneficiaram equipamentos vinculados à educação.

Após analisar as informações iniciais do caso, o MPF decidiu transformar o Procedimento Preparatório em Inquérito Civil.

A investigação tem como base a Lei de Improbidade Administrativa e pode resultar em ações judiciais para responsabilização dos envolvidos.

Próximos passos

Depois de instaurado o inquérito, o processo será enviado ao procurador para que ele analise dois documentos específicos e com base nisso, decida o que será feito a seguir.

A investigação pode resultar no ajuizamento de uma ação civil pública, caso sejam confirmadas irregularidades que configurem dano ao erário ou violação de princípios da administração pública.

Desvio de recursos

Este é o segundo inquérito aberto esta semana pelo MPF contra a gestão de Santaluz. Na terça-feira, 15, a 'Suporte Terceirização e Soluções LTDA', uma empresa terceirizada no município, a qual foi contratada pela gestão municipal do prefeito Arismário, foi citada em um inquérito. No documento, são apontados indícios de má administração de recursos públicos e atos de improbidade administrativa.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Arismário Barbosa contratos fundeb mpf Santaluz

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Cidade de Santaluz
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Cidade de Santaluz
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Cidade de Santaluz
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Cidade de Santaluz
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x