Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PROCESSO ELEITORAL

Novo governador do RJ será decidido em eleições indiretas; entenda

Cláudio Castro (PL), ex-governador do estado, deixou o cargo após ser condenado a ficar inelegível por 8 anos

Gustavo Nascimento

Por Gustavo Nascimento

25/03/2026 - 21:34 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Cláudio Castro, ex-governador do Rio de Janeiro
Cláudio Castro, ex-governador do Rio de Janeiro -

O novo governador do Rio de Janeiro será decidido em uma eleição indireta, conforme prevê a decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira, 25. O ex-governador Cláudio Castro (PL) deixou o cargo após ser condenado a ficar inelegível por 8 anos por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022.

A decisão foi publicada como uma correção a um documento anterior, que mencionava a realização de novas eleições sem especificar corretamente o tipo de pleito, o que havia gerado dúvidas sobre a possibilidade de votação direta.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

“Comunique-se com urgência ao TRE/RJ para fins de cumprimento imediato do acórdão, inclusive quanto à adoção de providências para realização de novas eleições indiretas para os cargos majoritários (art. 142, § 1º da Constituição Estadual do Rio de Janeiro)”

Com a correção, o TSE deixou claro que a escolha do novo governador deve seguir a Constituição do Estado do Rio, com votação indireta na Assembleia Legislativa (Alerj).

Regras em discussão

Também nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento, em plenário virtual, das regras da eleição indireta no Rio de Janeiro. O ministro Luiz Fux, relator do caso, votou para manter a própria decisão que determina voto secreto na Alerj, além do prazo de seis meses para que possíveis candidatos se apresentem

A posição do magistrado é contrária a trechos da lei aprovada pelos deputados estaduais, que previa votação aberta e prazo de até 24 horas para que ocupantes de cargos públicos deixassem suas funções para disputar o mandato-tampão.

Os outros ministros do STF terão até a próxima segunda-feira, 30, para apresentarem seus votos.

Cargo em vacância

Após a saída de Cláudio Castro, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, assumiu o cargo interinamente até a organização de novas eleições. Como governador em exercício, Couto tem até 48 horas após a vacância para convocar a eleição indireta, que deverá ser realizada em até 30 dias.

A expectativa é que a votação ocorra em abril, definindo o nome que ficará no comando do estado até o fim do mandato atual.

Como acontecerá a eleição?

  • Na eleição indireta, o novo governador será escolhido pelos 70 deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, em sessão extraordinária.
  • Para vencer em primeiro turno, a chapa precisa obter maioria absoluta, ou seja, pelo menos 36 votos.
  • Caso nenhum candidato atinja esse número, é realizado um segundo turno entre os dois mais votados, vencendo quem obtiver a maioria simples dos votos.
  • Após a definição do resultado, a posse do governador eleito deve ocorrer em até 48 horas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Cláudio Castro eleições Rio de Janeiro

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Cláudio Castro, ex-governador do Rio de Janeiro
Play

Dancinhas e pai na UTI: por que postura de Flávio Bolsonaro virou alvo de críticas

Cláudio Castro, ex-governador do Rio de Janeiro
Play

Leo Prates se licencia do mandato na Câmara para focar na reeleição

Cláudio Castro, ex-governador do Rio de Janeiro
Play

Leo Prates abre o coração sobre saída do PDT e admite tristeza: "Me serviu muito"

Cláudio Castro, ex-governador do Rio de Janeiro
Play

Fim da escala 6x1: Leo Prates defende jornada de 40 horas e limite de 5 dias de trabalho

x