GOLPE DE ESTADO
Políticos e ministros de Lula reagem à prisão de Braga Netto
General da reserva do Exército foi preso na manhã deste sábado, 14, pela Polícia Federal
Por Redação
A prisão preventiva do general Walter Braga Netto na manhã deste sábado, 14, por obstruir as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado movimentou os corredores de Brasília provocando a reação de senadores e ministros do governo Lula (PT).
Um dos primeiros a reagir sobre o assunto foi o ex-vice-presidente do governo Bolsonaro (PL) e senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) que saiu em defesa do colega de farda e considerou a prisão do militar como “ilegal”.
“O General Braga Netto não representa nenhum risco para a ordem pública e a sua prisão nada mais é do que uma nova página no atropelo das normas legais a que o Brasil está submetido”, escreveu.
Até o momento, o único político aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a se posicionar sobre o assunto foi Mourão.
Leia mais
>> Entenda motivo da prisão de Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro
>> PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 por tentativa de golpe
>>Veja decisão de Moraes que resultou na ordem de prisão de Braga Netto
Por outro lado, o ministro de Comunicação (Secom) do governo Lula (PT), principal opositor de Bolsonaro, também utilizou as suas redes sociais para se posicionar a favor da prisão do militar.
“O dia amanheceu com Braga Netto preso. Que todos os golpistas sejam investigados, julgados e responsabilizados por atentarem contra a nossa democracia!”, escreveu, seguido por um vídeo sobre a notícia.
O dia amanheceu com Braga Netto preso. Que todos os golpistas sejam investigados, julgados e responsabilizados por atentarem contra a nossa democracia! pic.twitter.com/sWZsShoVki
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) December 14, 2024
Outra ministra da atual gestão também se manifestou sobre o assunto. Trata-se da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Na publicação, ela relembra a época em que Braga Netto era interventor da Segurança Pública no Rio de Janeiro e a luta da sua irmã, Marielle Franco, contra o militar.
“Em 2018, Marielle se levantava contra a intervenção no Rio e seu interventor General Braga Netto. Buscando a defesa da vida e a proteção da democracia. Quase 7 anos depois, o mesmo general agora é réu e foi preso por uma tentativa de golpe contra nosso país. Pra não esquecer, pra nunca mais acontecer. Que nos posicionemos sempre do lado certo da história”, disse.
Câmara dos Deputados
O assunto também repercutiu na 'Casa Baixa' do Congresso Nacional. Nesta manhã, a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) também comentou sobre a prisão de Braga Netto.
Na publicação, a parlamentar apenas republica a notícia sobre a prisão do general da reserva do Exército.
“BRAGA NETTO É PRESO PELA PF. A Polícia Federal acaba de prender o General, ex-Ministro da Defesa e candidato a vice de Bolsonaro, Walter Braga Netto. Braga Netto é apontado pela PF como um dos líderes da tentativa de golpe de estado e de assassinato do Presidente Lula”, publicou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes