EXCLUSIVO
Ponte Salvador–Itaparica: obra histórica ganha data para sair do papel
Maior ponte da América Latina terá início das obras em breve e já conta com prazo definido para conclusão

Por Cássio Moreira e Flávia Requião

A Ponte Salvador–Itaparica, considerada a maior obra de infraestrutura da Bahia e futura maior ponte da América Latina sobre a água, já tem cronograma definido.
Em entrevista exclusiva ao Jornal A TARDE, o CEO da concessionária responsável pelo projeto, Cláudio Villas Boas, confirmou que as obras começam em 2 de junho de 2026, com prazo de 5 anos para entrega. A conclusão está prevista para 4 de junho de 2031.
“A obra inicia agora, em 2 de junho de 2026. O prazo contratual para concluir a obra são de 5 anos. Então, a gente conclui em 4 de junho de 2031”, antecipou Villas Boas em conversa com o portal na sede do 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade.
Com 12,4 km de extensão, a ponte promete se tornar um marco da engenharia nacional. Seus mastros principais devem alcançar 218 metros de altura, superando pontos icônicos como o Elevador Lacerda (72m), o Farol da Barra (62m) e até o Cristo Redentor (38m de altura da estátua, 46m com o pedestal).
Além de transformar a mobilidade entre Salvador e a Ilha de Itaparica, a estrutura tem potencial para se consolidar como um novo cartão-postal da Bahia.
O projeto é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado pela China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e pela China Communications Construction Company (CCCC), dois dos maiores grupos globais de construção e infraestrutura.
O investimento total estimado é de R$ 10,6 bilhões.
Etapas da obra da Ponte Salvador-Itaparica
O empreendimento será executado em quatro grandes trechos:
- Trecho 1 – Acessos viários em Salvador: construção de estruturas ligando os bairros da Calçada e Água de Meninos, incluindo viadutos e dois túneis paralelos aos já existentes na Via Expressa.
- Trecho 2 – Ponte Salvador–Itaparica: contará com 12,4 km de extensão, divididos em três etapas – aproximação na Ilha de Itaparica (4,6 km), aproximação em Salvador (6,9 km) e o trecho estaiado (0,9 km), que ficará a 85 metros acima do nível do mar.
- Trecho 3 – Acessos viários em Itaparica: cerca de 30 km de rodovias, conectando a chegada da ponte até a Ponte do Funil, com viadutos e interseções.
- Trecho 4 – BA-001: recuperação e duplicação da rodovia, entre Cacha Prego e a cabeceira da Ponte do Funil.
Veja vídeo
3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade
Neste ano, o Congresso terá como tema “A Bahia e o Brasil na COP 30: Desafios e Oportunidades”. Entre os nomes que estão sendo esperados para participar do evento estão: o ex-presidente Michel Temer; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); os ministros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins e Reynaldo Soares, desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF1), e entre outros.
A programação completa está disponível no site do evento, no mesmo link, é possível fazer as inscrições para participar do evento. O Congresso é uma realização do Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (IbradeS), em parceria com a Associação Comercial da Bahia (ACB) e o LIDE Bahia.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes