Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Ponte Salvador–Itaparica deve se tornar novo cartão-postal da Bahia

Maior ponte da América Latina terá iluminação cênica e promete virar atração turística; veja imagens

Flávia Requião

Por Flávia Requião

18/08/2025 - 15:13 h
Ponte Salvador–Itaparica
Ponte Salvador–Itaparica -

Planejada para se tornar a maior ponte da América Latina, com 12,4 km de extensão sobre a lâmina d’água, a Ponte Salvador–Itaparica vai conectar diretamente a capital baiana à Ilha de Itaparica, prometendo se tornar um novo cartão-postal da Bahia.

Segundo Cláudio Villas Boas, CEO da concessionária responsável pelo sistema viário, a proposta é transformar a própria ponte em um ponto turístico, com iluminação cênica que valorize sua imponência e beleza arquitetônica.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

“Estamos prevendo uma iluminação cênica e logicamente participar dos festivais das cidades e tornar esse símbolo ainda mais impudente”, declarou, em conversa com o Portal A TARDE.

Veja como será a ponte iluminada à noite:

Avanços da obra

Após 12 meses de trabalho, foi finalizada, em março de 2025, a etapa de sondagem na Baía de Todos os Santos, com um investimento de R$ 200 milhões. Essa fase consiste na investigação e confirmação da geologia do terreno para definir a fundação da ponte.

Atualmente, o projeto está na fase de mobilização do canteiro de obras — etapa inicial em que são organizados e preparados todos os recursos necessários para o início da construção —, prevista para ser concluída até o final de 2025. Esse avanço depende da emissão da licença ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além das aprovações dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Na última sexta, o Governo da Bahia avançou uma etapa nas obras da Ponte com a desapropriação de uma área de 1.790,760 m² localizada em Salvador, que será utilizada para a implantação de acessos viários da estrutura.

O terreno, que exclui bens de domínio público, será fundamental para a construção dos acessos à ponte, obra considerada estratégica pelo governo estadual para integrar a capital à Ilha de Itaparica e encurtar o tempo de deslocamento entre a Região Metropolitana de Salvador e o Recôncavo Baiano.

O projeto é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC).

O investimento total previsto é de R$ 10,6 bilhões, com início das obras programado para 2026. A construção terá duração de cinco anos a partir da montagem do canteiro de obras que está prevista para este ano.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cartão-postal iluminação cênica ponte salvador-itaparica

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ponte Salvador–Itaparica
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Ponte Salvador–Itaparica
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Ponte Salvador–Itaparica
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Ponte Salvador–Itaparica
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x