ENCONTRO DE IRMÃOS
Presidente do Benin visita a Bahia para fortalecer laços
Governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebe Patrice Talon
Por Cassio Moreira
O presidente do Benin, Patrice Talon, esteve em agenda em Salvador, nesta sexta-feira, 24, com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), no Centro de Operações de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública. No encontro, ficou estabelecido o começo de uma parceria entre os dois povos.
A expectativa é de que Benin e Bahia fortaleçam os laços e façam um intercâmbio de ideias e culturas. Também não está descartado um voo direto entre Salvador e Cotonou, capital do país africano.
"Nós nos reunimos antes daquilo dessa reunião com o secretariado, apresentando possibilidade de intercâmbio, de parceria, de negócios na área cultural, na área de educação, na área de turismo, e agora aqui uma agenda mais ampla com alguns segmentos da sociedade, como o caso, o trade de turismo, segmentos da agricultura familiar, setores culturais, povo de terreiro, universidades, e nós ouvimos tanto na reunião técnica com ele, mas aqui também agora com essa agenda mais ampla, o interesse dele em estreitar a relação entre Brasil e África, Bahia e África, e em especial Brasil e Bahia e Benin, e oferecer inclusive de imediato já um calendário de intercâmbio", afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, que continuou.
"Estará vindo uma comitiva de Benin ainda em junho, já para intercambiar experiências nossas na área de segurança pública, na área de agricultura familiar, e ainda que o presidente anunciou o interesse de que queremos as condições para estabelecermos um transporte aéreo, uma conexão aérea entre Salvador e Benin, é o interesse dele, é claro que haverá estudos, ele mesmo relata sobre isso, da demanda, dos custos, inicialmente é um custo alto, mas a ajudando, poderemos encurtar o trecho entre a Bahia e a África e fazermos de negócio", explicou.
No sábado, 25, Patrice visitará a Casa do Benin, no Centro Histórico da capital. Em seguida, o presidente seguirá para o Maranhão.
Questionado pelo Portal A TARDE sobre a importância da parceria entre Bahia e Benin, o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, pontuou que a visita do presidente celebra um "encontro de irmãos".
"A visita do presidente Patrice à Bahia é um dia histórico, é um encontro de irmãos. O povo beninense tem uma importância muito grande na formação do povo baiano. Tem influências muito fortes na nossa gastronomia, na nossa religiosidade, na nossa cultura. E a presença dele aqui é nós reatarmos essa relação que tivemos no passado e que foi interrompida. Foi um encontro de irmãos. No turismo, como foi dito aqui, é pensamento do presidente criar um fundo de investimentos que possa, no primeiro momento, subsidiar uma conexão aérea da Bahia com Benin", afirmou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes