Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Preso pela PF, Gilson Machado tinha show marcado no São João de Caruaru

Ex-ministro do governo Bolsonaro é sanfoneiro da banda Forró de Brucelose

Da Redação

Por Da Redação

13/06/2025 - 15:10 h
Imagem ilustrativa da imagem Preso pela PF, Gilson Machado tinha show marcado no São João de Caruaru
-

Preso na manhã desta sexta, 13, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, iria se apresentar durante o São João de Caruaru, em Pernambuco, nas próximas semanas.

Leia Também:

Sanfoneiro da banda Forró de Brucelose, o político iria subir aos palcos no dia 24 de junho, no Polo do Alto do Moura. Em 2024, a banda se apresentou no mesmo festejo e recebeu R$ 120 mil de acordo com o divulgado pelo painel de transparência, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O cachê para 2025 não foi divulgado.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Gilson Machado, que foi candidato ao Senado em Pernambuco em 2022 e disputou a prefeitura de Recife em 2024, foi preso por tentar emitir um passaporte português para Mauro Cid, em maio de 2025, para que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, deixasse o Brasil.

Machado era alvo de investigação por obstrução de apuração de organização criminosa e favorecimento pessoal, após, nesta semana, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura formal do processo contra ele.

Gilson Machado já era investigado

O requerimento tem como base informações da Polícia Federal (PF) de que Machado teria atuado, no dia 12 de maio, para obter a expedição de um passaporte português - junto ao consulado de Portugal no Recife (PE) - em favor do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, para viabilizar sua saída do território nacional.

Além disso, o ex-ministro teria realizado uma campanha de arrecadação de doações em dinheiro que seriam destinadas a Bolsonaro, o que também chamou a atenção dos investigadores.

No pedido, Gonet diz que Machado não obteve êxito na emissão do documento para Cid, mas que a PF ainda considera possível que ele "busque alternativas junto a outras embaixadas e consulados" para essa finalidade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

24 junho apresentação candidato Senado Pernambuco ex-ministro Turismo Forró de Brucelose Gilson Machado preso Jair Bolsonaro mauro cid MPPE transparência passaporte português Polo Alto do Moura prefeito Recife 2024 R$ 120 mil cachê São João Caruaru

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x