Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

SOB NOVA DIREÇÃO

Rede Sustentabilidade empossa novos porta-vozes e projeta crescimento

Partido busca se tornar mais conhecido e não descarta rediscutir federação com PSOL

Alan Rodrigues
Por Alan Rodrigues
Marcelo Carvalho e Paulo Lamac lideram a reconstrução da Rede na Bahia e no Brasil
Marcelo Carvalho e Paulo Lamac lideram a reconstrução da Rede na Bahia e no Brasil - Foto: Maria Clara | Rede Sustentabilidade

Com 10 anos de fundação, o partido Rede Sustentabilidade passa por uma renovação nos seus quadros executivos, tanto nacional quanto nos estados, e tem como desafio se tornar mais conhecido e ampliar sua presença nas casas assembleias legislativas e Congresso Nacional.

Para isso, os novos porta-vozes recém-empossados pretendem ampliar a base de filiados e militantes, identificando nomes viáveis para as eleições do próximo ano e até mesmo atraindo parlamentares com mandato para a legenda. A missão primordial e mais urgente, no entanto, é unificar o partido.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

As eleições realizadas no primeiro semestre foram marcadas por uma extensa batalha judicial e embates que expuseram um racha entre as principais lideranças nacionais da legenda, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a ex-senadora Heloísa Helena, cujo grupo saiu vencedor nessa disputa.

Pé na lama

Mas, a fratura está longe de ser cicatrizada, como lembra a própria ex-senadora. ‘Todo o processo que nós vivenciamos, de ataques cotidianos na mídia, de processos o tempo todo na justiça, para impedir que a decisão dos militantes da Rede fosse respeitada, isso é inaceitável’, diz Heloísa.

Isso, no entanto, não significa necessariamente a saída do grupo perdedor do partido, apesar de conversas com outros partidos, tanto para migração partidária como para articulação de uma nova federação, como explica o porta-voz nacional da Rede, Paulo Lamac, ex-vice-prefeito de Belo Horizonte.

“Todo mundo está conversando com todo mundo. PSOL e Rede estão dialogando com outros partidos. A federação tem um potencial muito positivo, faltam alguns meses para o prazo da constituição das federações para a próxima eleição (abril de 2026), é o momento de amplo diálogo”, defende Lamac.

O porta-voz enaltece a liderança de Heloísa Helena e valoriza a independência do partido. ‘A Rede é um partido que não tem dono nem dona. Os filiados definem os destinos e a nossa riqueza está nisso. Um partido que, se por um lado é pequeno, por outro nunca teve o pé enfiado na lama”, alfineta.

Leia Também:

NOVA DIREÇÃO

Rede Sustentabilidade quer mais protagonismo em 2026
Rede Sustentabilidade quer mais protagonismo em 2026 imagem

DENTRO DA LEI

Justiça derruba liminar e Rede Sustentabilidade tem novo porta-voz
Justiça derruba liminar e Rede Sustentabilidade tem novo porta-voz imagem

RACHA

Eleição da Rede Sustentabilidade tem tentativa de golpe
Eleição da Rede Sustentabilidade tem tentativa de golpe imagem

Movimento social

Presidente estadual da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Marcelo Carvalho foi empossado nessa sexta-feira, 25, como porta-voz da Rede na Bahia e é também coordenador nacional de movimentos sociais. Para ele, o crescimento do partido passa pela ampliação da base sindical e de outros segmentos.

“Nacionalmente, estamos buscando diálogo a partir do movimento sindical mas dialogando com representantes do movimento LGBTQIAPN+, mulheres, movimento negro, indígenas”, revela. Com planos de fazer um deputado estadual e um federal na Bahia em 2026, Marcelo aposta numa base forte.

“Nós temos por obrigação coordenar um novo movimento social a partir do nosso partido no estado da Bahia. De transformar. De fazer com que o partido ganhe a capilaridade tão necessária para o desenvolvimento das pessoas, cuidar das pessoas e do meio ambiente, de forma coletiva e de forma conjunta”, projeta.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Heloísa Helena Marcelo Carvalho marina silva Paulo Lamac Rede Sustentabilidade

Relacionadas

Mais lidas