DOR DE CABEÇA
Lewandowski alerta secretários sobre saída do Ministério da Justiça
Cotado para assumir o cargo é Manoel Carlos de Almeida Neto

Por Anderson Ramos

O governo Lula vem se preparando para as mudanças que devem ocorrer no governo devido à saída de ministros, um deles, é o de Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski.
Um dos cotados para assumir a cadeira pelo menos interinamente é o secretário executivo Manoel Carlos de Almeida Neto.
Ele também assumirá o período de transição da pasta durante a saída de Lewandoswki, conforme apurado pelo Portal A TARDE.
Leia Também:
O secretário executivo fica na pasta, de forma interina, até que haja a definição sobre sua substituição. O novo titular que para assumir o posto será nomeado pelo presidente Lula (PT).
Como já vem sendo especulado na imprensa, há expectativa também de ocorrer uma desmembramento da pasta. Sendo assim, ela ficaria como Ministério da Justiça e outra como Ministério da Segurança Pública.
Sucessão
A especulação em torno da saída de Lewandowski também gerou expectativa sobre uma eventual opção pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para a função ou até mesmo algum ex-governador.
Até abril, diversos ministérios devem ter mudanças no comando para que os ministros possam ser candidatos nas eleições de outubro. A expectativa é que boa parte das pastas passem a ser comandadas pelos atuais secretários executivos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também já sinalizou a aliados que pode desmembrar o ministério em 2026 e recriar a pasta da Segurança Pública, que existiu no governo Temer e teve Raul Jungmann como primeiro e único ministro.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



