Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

TECNOLOGIA

Secti se reestrutura e encurta distância entre pesquisadores e empresas

Secretário da pasta, André Joazeiro contou ao Portal A Tarde os avanços da pasta em sua gestão

Flávia Requião e Anderson Ramos

Por Flávia Requião e Anderson Ramos

28/10/2024 - 10:19 h
André Joazeiro, secretário da Secti
André Joazeiro, secretário da Secti -

O secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia (Secti), André Joazeiro, falou sobre os avanços do setor na Bahia desde quando assumiu a pasta, em janeiro de 2023. Para o Portal A Tarde, Joazeiro informou que em sua gestão, a Secti se estruturou em termos de instrumentos para o desenvolvimento da pesquisa.

Leia mais

>> “Tecnologia a serviço da economia”, diz André sobre Summit de Negócios
>> Secretários exaltam papel da iniciação científica na educação
>> Grupo A TARDE firma parceria no Summit de Negócios Made in Bahia

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“A gente não tinha regulamentação da nossa lei de inovação. O marco legal no nosso estado foi aprovado há cinco anos, mas sem regulamentação. Em outubro do ano passado, a gente regulamentou. Em fevereiro montamos o Conselho Estadual e agora estamos fechando a Agência de Desenvolvimento, que é a Fundação de Apoio à Pesquisa das Universidades Estaduais. Isso é o que a gente chama de modelagem institucional. A gente está organizando o sistema de ciência e tecnologia para que a gente consiga produzir em conjunto”, disse o secretário.

Joazeiro conta que com a reformulação, a pasta se aproximou de redes de empresários do setor. O secretário informou que neste ano, já conseguiu construir três redes empresariais voltadas para a economia do mar, da saúde e da segurança pública.

Ele revela que um dos benefícios em encurtar a distância entre empresários e pesquisadores se dá na busca de recursos para o financiamento de projetos. Ela dá o exemplo do dinheiro disponível no Fundo Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (FNDCT), que é pouco utilizado.

“Muito desse recurso é fundo perdido, ou seja, não tem por que não fazer. O empresário não está indo buscar dinheiro de graça para desenvolver tecnologia para sua própria empresa, porque não tem o conhecimento, ou não está encontrando esse pesquisador, essa patente para você fazer a pesquisa que lhe interessa. Então o trabalho nosso hoje, com esse sistema todo montado, é fazer as câmaras temáticas, os clusters e montar nosso escritório de projetos”, explicou Joazeiro.

Escritório e observatório

André Joazeiro deu mais detalhes sobre o observatório e o escritório que a Secti vai montar no primeiro Summit de Negócios Made In Bahia, evento que ocorre com o objetivo de fortalecer o cenário econômico do estado.

Ele explica que a ideia é dar suporte para o empresário encontrar o pesquisador que já foi mapeado através de um sistema de informação com todos os grupos de pesquisa da Bahia.

“Como eu sei que pesquisa ele está fazendo e sei qual é a demanda do empresário, o observatório junta essa demanda com essa oferta de capacidade para que a gente possa juntar os dois e montar um projeto de pesquisa e tomar recurso. Então o observatório e o escritório de projetos trabalham em conjunto para poder desenvolver a economia da Bahia a partir da ciência e tecnologia”, concluiu.

Summit de Negócios Made In Bahia

O Grupo A TARDE firmou parceria com o grupo Business Bahia, para ser o media partner (parceiro de mídia, em português) do Summit.

O evento, que receberá 1.000 empresários por dia, será realizado no Armazém Convention. A ocasião surge como o primeiro “Summit” do estado, promovendo um espaço de encontro e colaboração entre os principais executivos e líderes empresariais.

O Summit Made in Bahia tem o objetivo de maximizar oportunidades de negócios B2B e fortalecer a economia local, reunindo os principais empresários do estado, C-levels, jornalistas e autoridades. O evento também é aberto ao público em geral.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

andré joazeiro Empresas fundos reestruturação secti tecnologia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
André Joazeiro, secretário da Secti
Play

Ponte Salvador–Itaparica terá pistas que mudam conforme trânsito; veja

André Joazeiro, secretário da Secti
Play

Prefeito que votou em ACM Neto elogia Jerônimo: "Melhor governador"

André Joazeiro, secretário da Secti
Play

Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

André Joazeiro, secretário da Secti
Play

Jerônimo reprova briga de Bolsonaro e Eduardo: “Tem que dar exemplo"

x