Solla propõe reestatizar refinarias, distribuidora e gasodutos | A TARDE
Atarde > Política

Solla propõe reestatizar refinarias, distribuidora e gasodutos

Parlamentar também apresentou projeto para realização de uma consulta popular sobre a proposta

Publicado quinta-feira, 17 de março de 2022 às 21:09 h | Atualizado em 17/03/2022, 21:11 | Autor: Da Redação
Medida foi elaborada em conjunto com a Federação Única dos Petroleiros (FUP)
Medida foi elaborada em conjunto com a Federação Única dos Petroleiros (FUP) -

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) protocolou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reestabelece o monopólio público das atividades de refino, exploração, distribuição, gasodutos e importação de derivados. 

A medida foi elaborada em conjunto com a Federação Única dos Petroleiros (FUP). O parlamentar também apresentou um projeto para realização de uma consulta popular sobre a proposta. Para que seja iniciada a tramitação em comissão especial, ambas propostas precisam da assinatura de 171 parlamentares. 

“É mais ou menos o tamanho da bancada da oposição ao governo Bolsonaro, vamos conseguir as assinaturas e lutar pra que a Petrobras reincorpore no seu patrimônio a Refinaria Landulpho Alves, a BR Distribuidora, os gasodutos, e coloque o preço dos combustíveis no patamar do bolso do povo brasileiro”, destacou Solla.

Na quarta, 16, primeiro dia de recolhimento de assinaturas, 44 parlamentares aderiram à proposta. Em justificativa ao projeto, Solla citou o caso da Refinaria Mataripe, na Bahia, a única até o momento privatizada, e que reajusta no valor de seus produtos de forma independente e automática com a variação do preço internacional do petróleo.

“A Refinaria de Mataripe já registra recordes por vender a gasolina mais cara do Brasil (...) Qualquer eventual mudança na política de preços do combustível vendido nas refinarias da Petrobras não influenciará o preço na Bahia, que estará sempre em linha com a cotação internacional”, concluiu. 

Publicações relacionadas