POLÍTICA
Souto ganha apoio do pedetista Marcos Medrado


O governador e candidato à reeleição, Paulo Souto, ganhou um aliado de peso para sua campanha: o vereador e candidato a deputado federal, Marcos Medrado (PDT). O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 15, em visita ao Palácio de Ondina, residência oficial do governador, e endossou a participação de políticos da oposição na campanha de Souto. Medrado, filiado ao PP até 2005, é uma das principais lideranças do subúrbio ferroviário de Salvador e foi vice-prefeito da cidade durante as duas gestões de Antônio Imbassahy, entre 1997 e 2004.
Nas eleições para a prefeitura de Salvador, em 2004, Medrado rachou com o grupo carlista, após a indicação do senador César Borges como candidato ao cargo. Ele apoiou a candidatura do pedetista João Henrique à prefeitura e se candidatou a Câmara Municipal, sendo eleito o vereador mais votado do pleito, com 17.622 votos. Em maio de 2005, o racha se oficializou, com a filiação de Medrado ao PDT, partido que faz oposição a Paulo Souto no plano estadual.
O apoio de Medrado a Souto, aumentou ainda mais o racha dentro do PDT, que agora apóia 3 candidatos distintos ao governo do estado. O partido é coligado oficialmente com o nanico PSC, que lançou o bispo Átila Brandão para o governo da Bahia. Já o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro e o candidato ao senado, João Durval, declaram apoio à candidatura do petista Jaques Wagner.
O presidente do PDT, deputado Severiano Alves, disse desconhecer a adesão de Medrado à candidatura de Paulo Souto, mas afirmou que, caso se confirme o apoio, o vereador poderá ser julgado pelo Conselho de Ética do partido. A chapa está formada, e o nosso candidato ao governo é Átila Brandão. Qualquer apoio a outro candidato é imoral do ponto de vista ético, fere o nosso partido criticou Alves.
Segundo o presidente do PDT, o partido adotou uma posição de não apoiar nenhum candidato que não seja oficialmente da coligação. Quanto ao apoio de João Henrique e João Durval à candidatura de Wagner, no entanto, Severiano afirmou que o partido abriu mão de qualquer censura contra os dois. Já no caso de Medrado, o presidente do PDT não promete a mesma postura. O caso de João Henrique foi tratado diretamente com a executiva nacional. Já o caso de Marcos Medrado, se for confirmado, deverá ser julgado no plano estadual, afirma.
O vereador Marcos Medrado foi procurado pela reportagem do A Tarde On Line para comentar o assunto, mas não foi localizado. Os assessores dos diretórios estadual do PDT e do gabinete do vereador Marcos Medrado não confirmaram a informação. O anúncio foi divulgado pelo gabinete do governador Paulo Souto.