Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

STF determina bloqueio e sequestro de recursos em contas de Cunha na Suíça

Lorenna Rodrigues e Gustavo Aguiar | Estadão Conteúdo

Por Lorenna Rodrigues e Gustavo Aguiar | Estadão Conteúdo

22/10/2015 - 17:26 h | Atualizada em 22/10/2015 - 20:36

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Presidente da Câmara, Eduardo Cunha
Presidente da Câmara, Eduardo Cunha -

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou o bloqueio e o sequestro dos recursos mantidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), em contas na Suíça - no total de 2,4 milhões de francos suíços ou R$ 9,6 milhões.

A decisão atende a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os procuradores temiam que, com a transferência da investigação para o Brasil, o dinheiro fosse desbloqueado e pudesse ser movimentado.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Com o sequestro, os recursos serão depositados numa conta judicial e ficarão indisponíveis até o fim do processo.

O pedido de novo bloqueio dos recursos foi apresentado pela PGR na sexta-feira passada. São duas contas, uma em nome de Cunha e outra da mulher do deputado, Cláudia Cordeiro Cruz, no banco Julius Baer. "Há a possibilidade concreta de que ocorra o desbloqueio das contas, com a consequente dissipação dos valores depositados nas contas bancárias estrangeiras", disse o órgão no pedido.

O processo foi transferido para a PGR por autoridades suíças já que o presidente da Câmara é brasileiro, está no País e não poderia ser extraditado para a Suíça.

No pedido, o procurador-geral da República em exercício, Eugênio Aragão, diz que não há dúvidas em relação à titularidade das contas. "Há cópias de passaportes - inclusive diplomáticos - do casal, endereço residencial, números de telefones do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto", diz. Seu patrimônio estimado, à época da abertura da conta, era de aproximadamente US$ 16 milhões.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente da Câmara, Eduardo Cunha
Play

Flávio Bolsonaro não vai aceitar ficar sem palanque na Bahia, diz Wagner

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha
Play

Eduardo Bolsonaro ignora restrição de Moraes e grava vídeo para o pai

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha
Play

Em meio a impasse, Otto não descarta o PSD na chapa governista

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha
Play

Dancinhas e pai na UTI: por que postura de Flávio Bolsonaro virou alvo de críticas

x