Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

STF inclui laudo da defesa de Torres no inquérito do golpe

Ministro Alexandre de Moraes autoriza inclusão de laudo que compara minuta encontrada com Torres a versões digitais e documentos similares

Redação

Por Redação

24/06/2025 - 15:56 h
Ministro Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes -

Foi autorizado, nesta terça-feira, 24, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a inclusão de uma perícia técnica apresentada pela defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Leia Também:

Conforme apuração da CNN, a perícia técnica comparou a minuta de decreto de estado de defesa encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres com outros documentos similares.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O laudo concluiu ainda que há uma “ausência total de compatibilidade formal, textual e estrutural” entre o material apreendido na residência de Torres e a versão que teria sido apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) às Forças Armadas.

“Diante do exposto, defiro a juntada dos documentos juntados pelo réu Anderson Gustavo Torres, inclusive do parecer técnico nº 01/2025 e parecer técnico 02/2025, bem como determino a intimação das partes para ciência”, justifica o ministro na decisão.

Segundo a defesa, a minuta em posse de Torres possui “distinção substancial” em relação à obtida pela Polícia Federal (PF) com o tenente-coronel Mauro Cid e é compatível com a disponível na internet.

Ainda de acordo com os advogados, a partir dos depoimentos de Freire Gomes, ex-comandante do Exército, de Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, e de Cid, foi possível identificar que a minuta apreendida com Torres é diferente da encontrada com o tenente-coronel.

A perícia também fez uma comparação de conteúdo da minuta golpista com materiais semelhantes publicados na internet. Foi observado “compatibilidade substancial de conteúdo e estrutura” entre a minuta em questão e uma versão digital publicada em um site.

No parecer técnico indica também que o documento foi impresso em papel comum, não possuía assinatura e nem data ou elementos de autenticação que permitissem identificar a autoria ou a origem digital.

Pedido negado

Moraes rejeitou, nesta terça, um pedido da defesa de Torres para que o Google fornecesse informações sobre a chamada “minuta do golpe” que foi inserida em uma página da internet.

Moraes tinha determinado que a empresa se manifestasse sobre o autor da versão digital da minuta que havia sido publicada online. Porém, o Google disse que não seria possível atender à determinação por falta de informações básicas.

Com a resposta, Moraes resolveu negar o novo pedido da defesa, argumentando que a empresa já respondeu que não conseguiria informar os dados solicitados.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alexandre de Moraes Anderson Torres minuta do golpe Pericia técnica supremo tribunal federal

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ministro Alexandre de Moraes
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Ministro Alexandre de Moraes
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Ministro Alexandre de Moraes
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Ministro Alexandre de Moraes
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x