NOVA EMPRESA
Substituta da Via Bahia deve iniciar operação no início de 2026
Ministério dos Transportes informou que o leilão da nova concessão está previsto para dezembro deste ano
Por Redação
![Plano de investimentos está estimado em mais de R$20 bilhões para duplicações, ampliação de faixas adicionais e diversas melhorias na infraestrutura](https://cdn.atarde.com.br/img/Artigo-Destaque/1300000/1200x720/Substituta-da-Via-Bahia-deve-iniciar-operacao-no-i0130618600202502061210-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F1300000%2FSubstituta-da-Via-Bahia-deve-iniciar-operacao-no-i0130618600202502061210.png%3Fxid%3D6547104%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1738869615&xid=6547104)
O Ministério dos Transportes já trabalha na modelagem da nova concessão dos trechos da BR-324 e da BR-116 que cortam o estado e que deixarão de ser administrados pela Via Bahia em março.
Leia Também:
A pasta informou que o leilão está previsto para dezembro deste ano, e a previsão é de que a empresa vencedora do certame deva assumir a gestão das vias no primeiro trimestre de 2026. O plano de investimentos está estimado em mais de R$20 bilhões para duplicações, ampliação de faixas adicionais e diversas melhorias na infraestrutura.
Na quarta-feira, 5, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou um acordo de rescisão do contrato de concessão de administração e a Via Bahia continuará operando nos 681 km das estradas em território baiano até o dia 31 de março.
Com o acordo firmado, será formalizado um aditivo ao contrato para o período de transição. Em seguida, a Agência Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) assumirá administração das rodovias até que uma nova empresa seja escolhida.
Esta é a primeira vez que uma rodovia concedida com baixo desempenho operacional retorna ao governo federal por meio de uma solução consensual. Como parte da negociação, a Via Bahia irá abrir mão de disputas judiciais e administrativas que ultrapassam os R$12 bilhões.
Ainda conforme o acerto, a União pagará à empresa um ajuste financeiro de R$ 681 milhões, em duas parcelas, referente a investimentos não amortizados ou depreciados.
A secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, destaca a importância da retomada das obras, considerando que a concessionária tinha uma decisão judicial que suspendia a execução prevista em contrato e a reestruturação de uma nova concessão.
"Esse trecho conecta Salvador a Feira de Santana e segue até a divisa com Minas Gerais. Trata-se da principal ligação entre o Nordeste e o Sudeste, com um papel estratégico no transporte de cargas e passageiros, impulsionando o desenvolvimento da região", explicou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes