POLÍTICA
"Transição energética na Bahia inspira o Brasil", diz Deyvid Bacelar
Presidente da FUP Exalta chegada da biorrefinaria de etanol de grãos
Por Da Redação
O presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, comemorou o lançamento da pedra fundamental da maior biorrefinaria da América Latina, da Inpasa, em Luís Eduardo Magalhães. Bacelar pontuou que a transição energética já acontece na Bahia e inspira o Brasil.
“Escolhido devido à sua pujança no agronegócio brasileiro, o município tem ampla capacidade para o desenvolvimento das culturas de milho e sorgo. É a transição energética acontecendo na Bahia e inspirando o Brasil. E é só o começo”, afirmou Bacelar.
A expectativa, segundo o presidente da FUP, é que a construção da planta, que será iniciada em dezembro do próximo ano, deve gerar até 2500 empregos.
“A oitava unidade deve entrar em operação no primeiro trimestre de 2026, gerando aproximadamente 450 empregos diretos e 1500 indiretos”, pontuou.
Já o vice-presidente da Inpasa, Rafael Ranzolin, explicou o trabalho da biorrefinaria. A expectativa é de uma produção de 460 milhões de litros por ano de etanol e 230 mil toneladas de grãos secos de destilaria (DDGS) por ano. “A planta deve estimular a rotação de culturas e o cultivo da segunda safra de cereais, principalmente sorgo e milho, facilmente adaptáveis ao clima local”, explicou.
Deyvid Bacelar ainda participou de uma reunião com a nova diretoria executiva Petrobras Biocombustível (PBio), e afirmou, logo após o encontro, sobre os planos dos membros recém-chegados.
“O foco está em expandir e desenvolver novos negócios, além de redesenhar processos em colaboração com a Petrobrás, visando uma maior integração da PBio ao sistema e processos da companhia”, afirmou Deyvid Bacelar, que ressaltou ainda a importância de dialogar sobre a importância da PBio.
“É fundamental dialogar sobre a PBio, sua relevância para o país, para a agricultura familiar, e como os trabalhadores podem contribuir para o processo de revitalização e modernização da Petrobrás Biocombustível", destacou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes