Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Trump demite autoridade do trabalho após dados negativos do emprego

Trump acusou a autoridade de manipular, sem apresentar evidências, os números do relatório

Redação

Por Redação

02/08/2025 - 11:33 h | Atualizada em 02/08/2025 - 11:51
Trump
Trump -

Logo depois de apresentar um dado fraco sobre o mercado de trabalho, o presidente Donald Trump demitiu na sexta-feira, 1, Erika McEntarfer, uma autoridade do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.

Leia Também:

Segundo a Reuters, Trump acusou a autoridade de manipular, sem apresentar evidências, os números do relatório. A situação aumenta mais as preocupações já existentes sobre a qualidade dos dados econômicos divulgados pelo governo federal.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em um segundo desdobramento, o presidente norte-americano ganhou a oportunidade de influenciar mais cedo do que o esperado o Federal Reserve (Fed), com quem entra em conflito quase diariamente por não reduzir os juros, após a inesperada renúncia da governadora Adriana Kugler, anunciada na tarde de sexta-feira.

As duas situações agitaram ainda mais o mercado de ações, já impactado por um novo pacote de tarifas anunciado por Trump e pelos dados fracos de emprego. O índice de referência S&P 500 (.SPX) caiu 1,6%, registrando sua maior queda diária em mais de dois meses.

Trump acusou Erika, que foi nomeada pelo ex-presidente Joe Biden, de falsificar os dados de emprego. Segundo indicou a Reuters, não há evidências que sustentem as alegações de manipulação por parte da Bureau of Labor Statistics (BLS), a agência estatística que compila o relatório de emprego, bem como os índices de preços ao consumidor e ao produtor.

Resultados

A Secretaria de Estatísticas Trabalhistas divulgou que a economia dos EUA criou apenas 73 mil empregos em julho. No entanto, o que foi destaque foram as revisões para baixo dos meses anteriores, que mostraram 258 mil empregos a menos em maio e junho do que os dados inicialmente reportados.

“Precisamos de números de emprego precisos. Ordenei à minha equipe que demitisse essa indicada política de Biden, IMEDIATAMENTE. Ela será substituída por alguém muito mais competente e qualificado”, publicou Trump em sua rede Truth Social.

A taxa de desemprego subiu para 4,2% em julho, e o país criou apenas 73 mil novas vagas no mês — abaixo das expectativas dos analistas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

demissão Departamento do Trabalho desemprego EUA Donald Trump

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Trump
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Trump
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Trump
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Trump
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x