POLÍTICA MUNDIAL
Ucrânia diz que Zelensky quer visitar Lula no Brasil
Lula e Zelensky estão com as relações estremecidas após um desencontro durante a cúpula do G7
Por Da Redação
O gabinete do presidente Volodymyr Zelensky informou nesta terça-feira, 14, que o ucraniano quer visitar o Brasil. A mensagem foi dada por Andrii Iermak, chefe de gabinete do presidente. As informações são da coluna de Jamil Chade, no UOL.
De acordo com a coluna, o gesto faria parte de um esforço para aproximar Kiev aos países latino-americanos e, ao mesmo tempo, convencer o presidente Luiz Inácio da Silva a visitar a capital ucraniana, num ato de reciprocidade.
Lula e Zelensky tiveram um primeiro contato por vídeo conferência em março, quando o presidente do Brasil recebeu um convite para visitar Kiev. Na ocasião, o petista sinalizou que o momento chegaria para que essa viagem ocorresse.
O governo federal vem adotando uma postura de abstenção em muitos dos votos nos organismos interacionais em resoluções sobre a crise e tenta intermediar um diálogo. Na ONU, o Brasil votou para condenar a agressão russa, mas se recusou a fornecer armas ou apoio diplomático aos ucranianos.
Lula e Zelensky estão com as relações estremecidas após um desencontro durante a cúpula do G7, quando o ucraniano não apareceu em um encontro bilateral marcado.
O Palácio do Planalto ainda não sabe se irá receber Zelensky e insiste em saber o que estaria na agenda, quem seria convidado e até que ponto seria uma negociação, ou mais uma demonstração de força por parte dos ucranianos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes