União Brasil tenta conversar com Ciro Gomes por terceira via

Dirigentes do partido não descartam apoio ao pedetista

Publicado sexta-feira, 18 de março de 2022 às 09:11 h | Atualizado em 18/03/2022, 09:11 | Autor: Da Redação
Ex-ministro Ciro Gomes discursa no lançamento da sua pré-candidatura à presidência da República
Ex-ministro Ciro Gomes discursa no lançamento da sua pré-candidatura à presidência da República -

Ainda sem apoiar publicamente nenhum pré-candidato à Presidência, o União Brasil pode chamar Ciro Gomes (PDT) para uma rodada de conversas entre partidos que discutem lançar nomes da chamada terceira via. As informações são da Folha de S.Paulo. 

Com o objetivo de lançar um único candidato, que possa se eleger diante da polarização entre Lula e Bolsonaro, União Brasil, MDB e PSDB tem mantido conversas em torno de uma candidatura única. A ideia de chamar Ciro Gomes para conversar é de dirigentes do partido formado pela união do PSL com o DEM, entre eles o presidente da sigla, Luciano Bivar. 

Segundo integrantes do partido, a ideia de buscar Ciro para as conversas foi tratada em encontro da executiva da União Brasil nesta semana. 

A ideia foi proposta pelo pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, que busca o apoio do PDT na sua candidatura. O argumento é de que o União Brasil é um partido grande, que agrega tempo de TV e que tem um fundo eleitoral robusto. Dirigentes da sigla dizem que nada impede de apoiar Ciro Gomes. 

No entanto, aliados consideram praticamente nula a chance de ele vir apoiar o integrante do PDT por causa de divergências ideológicas.

À Folha o presidente do PDT, Carlos Lupi, afirma que são permanentes as conversas com Bivar, com o secretário-geral da União, ACM Neto, e com o vice-presidente Antonio Rueda.

Outro que conversa com os partidos é Sérgio Moro (Podemos). Em conversa com o Bivar nesta semana, foi debatido os critérios que cada sigla quer apresentar para definir o candidato. No entanto, o ex-ministro conta com forte rejeição dos parlamentares originários do DEM. 

Publicações relacionadas