Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Zelensky se reúne com líderes europeus e da Otan

Reunião de cúpula informal na residência oficial de Rutte em Bruxelas aconteceu algumas semanas antes do retorno de Donald Trump à presidência

AFP

Por AFP

18/12/2024 - 9:27 h
Imagem ilustrativa da imagem Zelensky se reúne com líderes europeus e da Otan
-

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, terá nesta quarta-feira,18, uma reunião informal com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e outros líderes europeus para discutir os "próximos passos" do conflito com a Rússia.

A pequena reunião de cúpula informal na residência oficial de Rutte em Bruxelas aconteceu algumas semanas antes do retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A reunião deverá ter a participação de vários chefes de Governo, como a italiana Giorgia Meloni, o polonês Donald Tusk e o alemão Olaf Scholz.

O Reino Unido será representado pelo ministro das Relações Exteriores, David Lammy, enquanto a UE será representada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.

A presença do presidente da França, Emmanuel Macron, anteriormente mencionada, mas a decisão do chefe de Estado de viajar para a ilha de Mayotte, devastada por um ciclone, deixa a sua participação em suspense.

Em várias capitais europeias, os primeiros contactos tímidos já consultaram o envio de tropas para a Ucrânia para garantir um possível cessar-fogo entre Kiev e Moscou.

"Oficialmente, isto não está na agenda, mas como teremos muitas pessoas importantes na mesma sala, não podemos descartar", disse uma fonte diplomática da Otan.

Para a Ucrânia, o cenário envolve uma corrida contra o tempo, já que Trump insiste em um acordo para acabar com a guerra (que promete resolver em 24 horas) e insinua a possibilidade de suspender a ajuda militar a Kiev.

As autoridades ucranianas, que rejeitaram a ideia de uma negociação de paz com a Rússia, agora admitem a possibilidade, desde que a segurança do país seja garantida.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

mark rutte secretário-geral da Otan Volodimir Zelensky

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x