RODA DE CONVERSA
Comunidade de Itacimirim celebra Dia Mundial do Meio Ambiente
Representantes de diversos grupos se reuniram para discutir cuidados com a natureza
Por Da Redação
Um café da manhã na Barraca Papiri, seguido de uma roda de conversa e um abraço simbólico na Praia do Surf marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente em Itacimirim, Camaçari, Litoral Norte da Bahia, neste domingo, 5. O bairro integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Lagoas de Guarajuba, na Costa dos Coqueiros, e enfrenta ameaças ao seu patrimônio natural.
O evento promovido pelo Coletivo Preserve Itacimirim reuniu a comunidade, representantes da Associação de Moradores do Loteamento Praia de Itacimirim-ALPI, Conselho Comunitário de Segurança de Itacimirim e Barra de Pojuca (Conseg), Comitê Selo Bandeira Azul, Centro Cultural Berimbau Arte, de Barra de Pojuca, Associação de Surf de Itacimirim e Secretaria de Turismo de Camaçari (Setur).
Representantes do Coletivo Preserve Itacimirim, Gabriela Schahin Caritá e Linda Ribeiro defenderam o envolvimento da comunidade em ações cotidianas para ampliar as atividades do grupo em conjunto com os órgãos públicos.
“Ações pequenas em casa, no trabalho e no bairro têm impactos gigantescos, são importantes para nossa vida, das futuras gerações. O convite é para que todos repensem seus hábitos de vida, de consumo, saiam da zona de conforto”, disse Linda, que é geóloga e coordena o Programa de Educação Ambiental do grupo.
Gabriela Caritá alegou que o coletivo é responsável pelo Programa de Educação Ambiental do Selo Bandeira Azul, representado no encontro por Enrique Escardo, também presidente do Conseg, e o gestor de praia Alexandre Gennari Torres.
As crianças e adolescentes marcaram presença no evento. “Trabalhamos para difundir a responsabilidade ambiental. Fazemos atividades com crianças e jovens em Barra de Pojuca, é importante eles estarem aqui para ouvir, aprender. Temos ações de educação ambiental, feiras de artesanato, precisamos devolver para a mata o que ela nos dá através da preservação”, informou Tia Nel do Centro Cultural Berimbau Arte.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes