CENTRO NORTE BAIANO
Feira de Santana: HGCA 2 é inaugurado e já recebe pacientes com Covid-19
Por Da Redação
O Hospital Geral Clériston Andrade 2 (HGCA 2) foi vistoriado pelo governador Rui Costa e oficialmente entregue à população nessa quarta-feira (15). Instalado em uma área de 25 mil metros quadrados, a unidade hospitalar contou com um investimento de R$ 60 milhões. Inicialmente, o hospital irá funcionar como centro de tratamento para pacientes com Covid-19, já tendo recebido pacientes na noite dessa quarta. Estão sendo ofertados 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para este tratamento.
O prefeito Colbert Martins Filho, que foi submetido a um novo teste para a Covid-19, não esteve presente na inauguração do Hospital Geral Clériston Andrade 2, atendendo à recomendação de especialistas quanto ao isolamento até a divulgação do resultado do exame. O gestor municipal suspendeu todas as atividades de sua agenda.
Na inauguração, o governador Rui Costa afirmou que o equipamento está entre os melhores da Bahia, incluindo os privados. "Aqui tem equipamentos que a rede privada não possui, nem em Feira de Santana, nem em Salvador. É uma unidade de primeiro mundo, não só tecnicamente falando, mas também estruturalmente e esteticamente. Além disso, possui o selo verde, por possuir placa solar, estrutura para reuso de água e ar condicionados funcionando com gás natural, o que significa que o hospital terá um baixo consumo de energia elétrica, esta que funcionará de forma alternativa ao gás”.
O equipamento funciona em um prédio de três pavimentos, onde foi implantado um centro cirúrgico com 11 salas de cirurgias e outras três para procedimentos invasivos, além de um Centro de Hemorragia Digestiva e um setor de Bioimagem. A informatização é outro destaque do HGCA 2. Os prontuários serão eletrônicos em substituição ao papel no trâmite de informações dos pacientes.
Ainda de acordo com Rui Costa, o HGCA2 fortalece "ainda mais o atendimento à saúde no interior". A região dispõe também de uma Policlínica Regional, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma maternidade regional e uma nova emergência, totalizando um investimentos em Saúde pelo Governo do Estado superior a R$100 milhões.
Newsletter Aspas | Olho SEO - Resultados do Google Auditoria Conteúdo relacionado Enquete Serviços Localização - use a tag de embed [localizacao] no texto Cidadão Repórter Box Twitter ainda não postado FaceBook Notificação ainda não enviada
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes