Busca interna do iBahia
HOME > portalmunicipios > CENTRO NORTE BAIANO

CENTRO NORTE BAIANO

Suspeito de hackear sites do governo federal é preso em Feira pela PF

Ele é o principal suspeito de integrar a organização criminosa Lapsus Group

Da Redação
Por Da Redação
Diligências são desdobramento da Operação Dark Cloud, deflagrada em agosto deste ano
Diligências são desdobramento da Operação Dark Cloud, deflagrada em agosto deste ano - Foto: Divulgação | PF

O principal suspeito de integrar a organização criminosa Lapsus Group, responsável por ataques cibernéticos a diversos órgãos governamentais, foi preso em Feria de Santana pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 19.

As diligências são desdobramento da Operação Dark Cloud, deflagrada em agosto deste ano, que teve objetivo de coletar elementos para o inquérito policial que apura a atividade da organização criminosa.

Tudo sobre Centro Norte Baiano em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Entre os alvos estão o Ministério da Saúde, no final de 2021, e dezenas de outros órgãos e entidades do Governo Federal, entre eles o Ministério da Economia, Controladoria-Geral da União e a Polícia Rodoviária Federal.

As investigações tiveram início em dezembro, quando a Polícia Federal tomou conhecimento de que o ambiente em nuvem do Ministério da Saúde havia sido atacado.

Invasores deletaram arquivos, dados e instâncias da pasta atacada, o que comprometeu o site conectesus.saude.gov.br, responsável pelo Certificado Nacional de Vacinação.

O grupo criminoso também é responsável por invadir sistemas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da Localiza Rent a Car, além de outros na América do Sul, Estados Unidos e Europa, abrangendo a Sociedade Independente de comunicação, canal televisivo privado em Portugal, o grupo Impresa, Electronic Art, Globant, Microsoft Azure, Nvidia, dentre outras.

Além dos ataques hacker, foi constatada a prática de corrupção de menores, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e lavagem de dinheiro.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas