DEMANDA MENOR
Prefeitura de Vitória da Conquista desativa gripário
Medida ocorre em função de melhora dos dados epidemiológicos no município
Por Da Redação
O Gripário Municipal de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, encerrou as atividades nesta quinta-feira, 14. A partir de agora, no espaço, passará a funcionar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, previsto para ser inaugurado no mês de maio.
Segundo a prefeitura, a desativação do gripário ocorre pela nova realidade da Covid-19 no município, levando em conta o ritmo de transmissão, abaixo de 1,0 há sete semanas consecutivas, além de uma média de casos ativos para Covid-19 abaixo de 17 e a taxa de internamento zerada.
“Agradecemos a cada profissional que atuou no gripário, prestando assistência a nossa população, mesmo chegando à exaustão e se expondo aos riscos, mas comprometidos com a missão de salvar vidas. Estamos felizes com a estabilidade dos números, com a perspectiva que iremos continuar nesse cenário, mantendo todas as recomendações sanitárias”, disse a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.
Com a desativação do gripário, foram reprogramadas as agendas das unidades de saúde para priorizar o atendimento aos pacientes com síndrome gripal, sem suspensão da agenda dos demais atendimentos. Todas as unidades estão aptas para acolher o paciente sintomático respiratório, entendendo que a Covid-19, neste momento, se enquadra ao perfil das demais síndromes gripais.
Quem tiver sintomas gripais terá três vias para notificação: o autocadastro, pelo Notifica PMVC, o Call Center e as unidades de saúde. A SMS orienta que os pacientes com síndromes gripais fiquem em isolamento de três a sete dias, até que o teste seja realizado e descartado para Covid-19.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes