CLIMA DE TENSÃO
Vitória da Conquista: moradores retornam a terreno desocupado
Clima ficou tenso no local com a presença dos ocupantes, que estão em conflito com a gestão municipal
Por Da Redação
Após serem retirados de um assentamento na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, os ocupantes retirados pela prefeitura retornaram ao local na noite desta quinta-feira, 10. Tratores foram utilizados para a derrubada dos barracos do assentamento Terra Nobre, localizado no loteamento Alto da Universidade.
O clima ficou tenso no local com a presença dos ocupantes, que estão em conflito com a gestão municipal. De acordo com O Blog do Sena, ocupantes do assentamento tentaram invadir o local, a fim de resistir à desocupação. Guarnições da Guarda Municipal foram acionadas e permanecem no local a fim de conter ações dos movimentos.
A reivindicação do espaço está sendo articulada por movimentos que lutam pela moradia, bem como por sindicatos e militantes. O terreno ocupado pelo assentamento Terra Nobre pertence à Prefeitura.
O advogado que representa as famílias do acampamento, Erick Silveira, relatou que uma reunião com a Prefeitura foi realizada em 2021, na qual que acordos foram firmados, porém não estão sendo cumpridos.
O caso é acompanhado pela Defensoria Pública de Vitória da Conquista e há uma ação de manutenção de posse desde o ano passado. Sendo assim, de acordo com o advogado, não existe ordem de despejo que autorize a derrubada das casas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes