TEMPO DE AGRADECER
23ª Paixão de Cristo da Bahia acontece em Lauro de Freitas
Peça ocorre nos dia 1 e 2 de abril, com entrada mediante 1kg de alimento não-perecível
Por Da Redação
A Paixão de Cristo da Bahia será realizada na Praça da Matriz, em Lauro de Freitas nos próximos dias 1 e 2 de abril, sábado e domingo. A peça tem direção de Alan Nery e Amós Heber. O ingresso acontece mediante 1kg de alimento não-perecível que será doado às Obras Assistenciais da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga.
Com a participação de 300 pessoas entre atores, figurantes e produção, a Paixão de Cristo foi idealizada por Duzinho Nery, diretor de teatro e produtor cultural, que faleceu em dezembro de 2021. Em 2022, seu irmão Alan assumiu a direção do espetáculo, dando continuidade ao seu trabalho.
O evento foi inspirado no espetáculo realizado na década de 80, numa pequena encenação apresentada no adro da secular Igreja Matriz Santo Amaro de Ipitanga, feita por jovens paroquianos e liderada pelo teólogo Airton Marques.
A encenação teatral que se consolidou na cidade, começou mesmo logo após uma apresentação do “Oratório da Paixão”, em 7 abril de 1998, uma terça-feira da Semana Santa, no interior da Igreja Matriz, espetáculo de autoria da baiana Odete Villas-Bôas, que vinha sendo apresentado desde 1981 pelo Coral Regina Sacratissimi Rosarii e pelo Grupo de Teatro Sacro da Bahia.
Após esta apresentação, um grupo de jovens católicos liderado por Duzinho Nery, na época com 20 anos de idade, teve o ímpeto de produzir e dirigir a “Paixão de Cristo”, com o apoio Pastoral da Juventude da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, através do pároco Padre João Abel e de Irmã Elisabeth Oliveira, que deram suporte suficiente para o pontapé inicial do projeto.
A peça fez sua estreia no dia 28 de março de 1999, na Praça da Matriz, no Domingo de Ramos, às 17h, que se tornou o palco natural do espetáculo “Paixão de Cristo”, se tornando o maior espetáculo de teatro ao ar livre da Bahia.
Serviço
O que: Paixão de Cristo
Onde: Praça da Matriz, em Lauro de Freitas
Quando: 1 e 2 de abril, sábado e domingo
Quanto: 1kg de alimento não-perecível
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes