Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > portalmunicipios > METROPOLITANA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CENSO POPULACIONAL

IBGE aponta Camaçari como a 4ª cidade mais populosa da Bahia

Pesquisadores do IBGE seguem realizando a coleta de dados da população até o fim deste mês

Por Da Redação

06/01/2023 - 21:13 h
82,9% da população de Camaçari já foram recenseadas
82,9% da população de Camaçari já foram recenseadas -

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, em agosto passado, o recenseamento populacional do Brasil. A partir dos dados coletados até o dia 25 de dezembro, a entidade divulgou o resultado prévio do Censo Demográfico 2022, no qual, apresenta Camaçari como a quarta cidade mais populosa do estado da Bahia, com população estimada em 334.195 habitantes.

De acordo com informações do balanço dos trabalhos no município da Região Metropolitana de Salvador, realizados até esta sexta-feira, 6, foram recenseadas 277.093 pessoas, equivalente a 82,9% da população prévia. O número de visitas ultrapassou o estimado, que inicialmente era de 93.817, porém as equipes conseguiram chegar a 171.275 domicílios, nos quais, em 106.075 havia ao menos uma pessoa morando, e em 100.492 já foram realizadas entrevistas.

Em 99,8% dos domicílios, os moradores participaram da pesquisa de forma presencial, ou seja, 100.295 pessoas responderam aos questionários, no ato das visitas; outras 103 responderam ao censo por telefone; e através da internet, 94 indivíduos preencheram os questionários.

Segundo pontuou a coordenação dos trabalhos no município, 2.548 moradores se recusaram a receber os agentes censitários, o que representa 2,4% dos imóveis ocupados. Além da recusa dos munícipes, os profissionais enfrentaram dificuldades relacionadas ao acesso às localidades mais distantes dos centros urbanos, como também, a ausência de pessoas nos imóveis. Este último fator, apresentou avanço significativo, pois dos 7.527 domicílios com residentes ausentes, restaram apenas 2.725, onde não foi encontrado o morador.

Conforme especificado em nota metodológica, disponibilizada pelo IBGE, na quarta-feira, dia 28 de dezembro, em virtude dos atrasos que ocorreram ao longo dos trabalhos, em 1.160 municípios, inclusive Camaçari, ainda não foi possível finalizar a coleta das informações, que segue até o final deste mês. Atualmente em Camaçari, as equipes trabalham em dois condomínios residenciais localizados na costa do município, porém, as demais regiões, já foram alcançadas pelos pesquisadores.

Para os moradores de domicílios, que ainda não responderam aos questionários, foi disponibilizado o Disque-Censo 137, que atende, gratuitamente, em todas as regiões do país, de qualquer telefone fixo ou celular, todos os dias da semana, das 8h às 21h30. A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Governo (Segov), segue dando todo suporte necessário, para as equipes em campo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

camaçari Censo ibge população

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
82,9% da população de Camaçari já foram recenseadas
Play

Prefeito de Vera Cruz diz que Nego da Coroa formou "combo do atraso"

82,9% da população de Camaçari já foram recenseadas
Play

Associação rejeita eleições. Denúncia aponta venda ilegal de lotes

82,9% da população de Camaçari já foram recenseadas
Play

Prefeitura de Mata de São João destrói moradias em Imbassaí. Veja vídeo.

82,9% da população de Camaçari já foram recenseadas
Play

Estacionamento irregular gera risco no Litoral Norte

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA