Primeiro Centro Administrativo de Lauro de Freitas será inaugurado | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Metropolitana

Primeiro Centro Administrativo de Lauro de Freitas será inaugurado

Publicado quarta-feira, 05 de fevereiro de 2020 às 11:02 h | Atualizado em 05/02/2020, 11:08 | Autor: Da Redação
A inauguração do novo equipamento foi anunciado na abertura oficial dos trabalhos do poder legislativo do município.
A inauguração do novo equipamento foi anunciado na abertura oficial dos trabalhos do poder legislativo do município. -

A  inauguração do primeiro Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), nesta sexta-feira (7), com a presença do governador Rui Costa, foi anunciada pela prefeira Moema Gramacho na abertura oficial dos trabalhos do poder legislativo do município, nessa terça-feira, na Câmara Municipal de Vereadores. Na sessão solene, a prefeita Moema Gramacho também destacou as conquistas em várias áreas da cidade. Ao fazer a prestação de contas, a gestora ressaltou o sistema de esgotamento sanitário como a maior obra em execução no município. Em implantação pela Embasa, o sistema vai atingir 80% de esgotamento sanitário até 2023, sendo que os outros 20% já têm projeto pronto.

Os dois reservatórios construídos pela Embasa no bairro do Caji, que também serão visitados pelo governador, vão garantir o abastecimento de água para os próximos 30 anos, de acordo com Moema. "A macrodrenagem do Rio Ipitanga e Joanes, outra grande obra em execução pelo Governo do Estado em parceria com a gestão municipal, tem a proposta de diminuir os alagamentos em períodos de muita chuva na cidade, pontuou.

Um dos piscinões com área de lazer da obra de macrodrenagem do Rio Ipitanga, próximo ao Aeroporto, também será entregue pelo governador Rui Costa, nesta sexta. Moema ainda anunciou que Rui Costa participará das entregas da Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil (UAIJ), no bairro de Itinga, e da ampliação do Terminal de Integração Aeroporto do Metrô que fica em Lauro de Freitas. A Via Metropolitana, a piscina semiolímpica na Itinga, dentre outras parcerias com o Governo do Estado também foram mencionadas.

Na área da Saúde, a prefeita enfatizou que o Hospital Metropolitano, construído no Capelão, será referência no atendimento de urgência e emergência. A Policlínica Regional do Consórcio Metro Recôncavo Norte, já em funcionamento, tem transformado a vida de pacientes do município com consultas e exames de alta complexidade. A reforma do Hospital Municipal Dia Jorge Novis e a implantação de novos serviços, disse Moema Gramacho, melhorou a qualidade de vida população e o Pronto Atendimento (PA) do Centro, em final de execução, vai proporcionar mais atendimentos.

Já na Educação, destacou a gestora, a Prefeitura de Lauro de Freitas vai promover melhorias na rede e garantir mais qualidade, conforto e segurança para alunos e professores com os recursos recuperados do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). O valor de 118 milhões já tem plano de aplicação pronto, afirmou Moema. A construção de creches e reformas e ampliação de unidades escolares estão no plano; a ampliação do auxílio aluguel (mais de 1.300 beneficiados atualmente); a implantação do sexto CRAS do município, no Caji; e a finalização da obra do CRAS no Lindu e do CREAS no Centro são ações da área social que fizeram parte da prestação de contas.

“Para mim é um prazer participar de mais uma abertura dos trabalhos do legislativo. Agradeço aos vereadores por caminharem junto com as ações do executivo e por aprovar projetos que beneficiam a nossa população. 2019 foi um ano muito promissor, mesmo com o cenário de crise, e que 2020 seja ainda mais positivo”, disse Moema Gramacho, citando que a Lei Municipal de Saneamento, a regularização fundiária, o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) e o tratamento de resíduos sólidos foram alguns dos projetos aprovados pela Câmara.

Publicações relacionadas