Vídeo: unidades de saúde sem médicos e ambulâncias, relata população | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Nordeste Baiano

Vídeo: unidades de saúde sem médicos e ambulâncias, relata população

"Minha mãe poderia ter morrido", diz filha de paciente

Publicado terça-feira, 19 de março de 2024 às 10:07 h | Atualizado em 19/03/2024, 11:13 | Autor: Leo Moreira
Unidade de Saúde da cidade de Entre Rios estava sem médico e ambulância, segundo denúncia
Unidade de Saúde da cidade de Entre Rios estava sem médico e ambulância, segundo denúncia -

A falta de médicos, ambulâncias para socorrer pacientes e a precariedade no atendimento em unidades de saúde da cidade de Entre Rios, localizada a cerca de 140 quilômetros de Salvador, está revoltando a população do município. Indignado, um homem resolveu usar a câmera do celular para registrar o descaso.

Leia também:

>> Moradores calçam estrada no Capão por falta de apoio da prefeitura

As imagens enviadas ao Portal A TARDE foram gravadas em dois postos de saúde do município, no Litoral Norte. A primeira foi a unidade básica de saúde da família Antônio de Figueredo, localizada em Sabaúma, e a outra foi em um posto de saúde em Porto de Sauípe. Na gravação, o homem relata que uma vizinha necessitou do serviço de ambulância e teve a resposta de que "não existe ambulância rodando" e que ele teve que socorrer a paciente com seus próprios recursos. [veja vídeo]

O vídeo ainda mostra a mulher passando mal em uma maca já dentro da unidade, porém, não havia nenhum médico para prestar atendimento. Em seguida, ela é levada para o posto em Porto de Sauipe. Lá, ela recebe atendimento, porém, o relato é de que também não existe ambulância.

A filha da paciente conversou com a reportagem do Portal A Tarde e manifestou sua revolta e preocupação com a mãe que sofre de pressão alta. "Minha mãe poderia ter morrido, pois deu duas paradas dentro do carro do vizinho, porque não tinha uma ambulância para dar socorro", contou Maria Clara Figueredo. 

A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Entre Rios respondeu a reportagem que "o vídeo" "afirma equivocadamente que não há médico, ambulância e funcionários". Segundo a prefeitura, a Unidade de Subaúma é um ponto de apoio para encaminhamento ao Pronto Atendimento de Porto de Sauípe, e consta com a presença de um profissional de saúde e o condutor de ambulância. Além disso, o órgão salienta que a ambulância estava em uma transferência no momento da gravação. 


Veja a nota na Integra 

A Prefeitura Municipal de Entre Rios, através da secretaria de Saúde, em resposta ao vídeo que está circulando nas redes sociais em que afirma equivocadamente que não há médico, ambulância e funcionários nas Unidades de Saúde de Porto de Sauípe e Subaúma, esclarece:

A Unidade de Subaúma é um ponto de apoio para encaminhamento ao Pronto Atendimento de Porto de Sauípe. Sendo assim, consta da presença de um profissional de saúde e o condutor de ambulância. Vale ressaltar que no momento do ocorrido a ambulância estava em uma transferência. É de conhecimento de todos da população que a Unidade dispõe de atendimento médico de segunda à quinta-feira em horário administrativo, já na sexta, sábado e domingo dispõe de atendimento 24h.

Em Porto de Sauípe funciona um Pronto Atendimento com toda a equipe (Médico, Enfermeiro, Técnicos, Condutores, Higienizadores e Segurança) em regime de plantão 24h, contando com toda a estrutura e suporte para atender as demandas do litoral (Sabaúma e Massarandupió).

O vídeo que está sendo circulado demonstra que a Unidade de Subaúma estava funcionando com a presença do profissional de saúde, onde a paciente dentro da Unidade aguardava o transporte para sua transferência para a Unidade de referência que é Porto de Sauípe. Inclusive, vale ressaltar que a paciente recebeu todo o atendimento necessário na Unidade de Pronto Atendimento em Porto de Sauípe.

Prezamos pelo bem-estar de todos os nossos munícipes e trabalhamos para fazermos o melhor para a nossa população. Sempre primando pela reponsabilidade, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

Publicações relacionadas