Festa da Boa Morte chega ao último dia nesta quarta em Cachoeira | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Recôncavo Baiano

Festa da Boa Morte chega ao último dia nesta quarta em Cachoeira

A celebração é considerada Patrimônio Imaterial da Bahia há 12 anos

Publicado quarta-feira, 17 de agosto de 2022 às 17:26 h | Autor: Da Redação
A celebração começou no sábado, 13
A celebração começou no sábado, 13 -

Depois de dois anos suspensa por conta da pandemia de Covid-19, a tradicional festa da Nossa Senhora da Boa Morte, uma das celebrações religiosas mais importantes da Bahia, em Cachoeira, chega ao último dia nesta quarta-feira, 17. O desfecho vai acontecer, às 18h, com um samba de roda e oferecimento de caruru. Há ainda a entrega da água e flores perfumadas que simbolizam a renovação do compromisso com a continuidade da vida. 

Como forma de apoio à celebração, a prefeitura de Cachoeira realizou restauros e pinturas na Capela e Sede da Irmandade, além do cuidado com a logística e estrutura do evento, como as atrações musicais e disponibilidade de internet no circuito da festa.

A prefeita da cidade, Eliana Gonzaga (Republicanos) destacou que o retorno da festa trouxe de volta os diversos visitantes que buscam conhecer a tradição. “Essa festa é considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010. São dias de manifestações culturais e religiosas que marcam todos pela beleza”.

Os festejos começaram no sábado, 13, com a missa, em seguida pela saída do corpo de Nossa Senhora da Boa Morte da Capela de Nossa Senhora D’ajuda, em procissão pela cidade. O cortejo reuniu mulheres da secular Irmandade da Boa Morte, que percorreram as ruas segurando velas, todas vestidas de branco.

No domingo, 14, ocorreu outra missa seguida de procissão, que representou o enterro de Nossa Senhora da Boa Morte. Neste momento, as mulheres se vestem com roupas nas cores preta e branca - exceto as “irmãs de bolsa”, que se vestem de branco em todos os dias festivos.

No terceiro dia de festa, na segunda-feira,15, a procissão foi acompanhada pela filarmônica local até a Igreja Matriz. Após a missa, as irmãs, na sede da irmandade, dançaram valsa. Nesta terça,16, ocorreu o samba de roda no Largo D'Ajuda e oferecimento de cozido.

Publicações relacionadas