RECÔNCAVO BAIANO
Vereador parabeniza prefeitura de Cachoeira por defesa de terreiros
Terreiro da região teria sido invadido por funcionários de empresa
Por Da Redação

Durante sessão ordinária ocorrida na última segunda-feira, 11, na Câmara Municipal de Cachoeira, o vereador Josmar Barbosa (Republicanos) afirmou que a prefeita da Cidade, Eliana Gonzaga (Republicanos), "tem atuado em defesa do Terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê".
De acordo com o líder religioso Pai Duda de Candola, o terreiro teria sofrido uma invasão de funcionários da empresa Penha Papel e Celulose na última semana. Um vídeo postado nas redes sociais mostra um funcionário da fábrica confirmando que faz rondas diárias em torno do terreiro.
Ainda de acordo com o babalorixá, um grupo de homens armados invadiu o terreno em 2020 e destruiu toda a cerca de proteção.
“Parabenizo a prefeita Eliana Gonzaga, o secretário de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Nal Nego Bom, e o chefe de gabinete, Leonardo Marques, que estão lado a lado com o nosso Pai Duda, buscando defender uma terra que é sagrada e, historicamente, vem sofrendo ataques de uma empresa de celulose, que se diz proprietária de 40% do município de Cachoeira”, disse o vereador Josmar Barbosa.
Ainda de acordo com o vereador, a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, sob a gestão de Ângela Guimarães, ouviu e atendeu a demanda, assim como forças de segurança da cidade, que criaram a Ronda Rota da Liberdade para coibir ataques.
"É uma luta árdua. Temos que estar atentos para que não aconteça com o nosso Pai Duda o que aconteceu com a mãe Bernadete. Pai Duda, estamos juntos nesta luta”, ressaltou.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes