Seca na zona rural faz Conquista decretar situação de emergência | A TARDE
Atarde > Portal Municípios

Seca na zona rural faz Conquista decretar situação de emergência

Situação perdura há sete anos e decretos da prefeitura têm sido renovados a cada seis meses

Publicado quinta-feira, 31 de março de 2022 às 13:20 h | Autor: Da Redação
O abastecimento nos distritos afetados é feito por carros pipa, mas na maioria das vezes estes não têm sido suficiente
O abastecimento nos distritos afetados é feito por carros pipa, mas na maioria das vezes estes não têm sido suficiente -

Sem água encanada em onze distritos da zona rural, Vitória da Conquista teve novamente decretada situação de emergência pela prefeitura. O decreto deverá ser homologado pelo Governo do Estado para que o município do Sudoeste Baiano tenha autorização para destinar capital específico ao abastecimento de água nos locais afetados pela seca e para que acesse com mais facilidade os recursos federais com a finalidade de fazer compras emergenciais sem licitação.

A duração do decreto é de 180 dias, mas como a situação perdura há sete anos, os decretos têm sido renovados durante todo esse período. A Defesa Civil de Vitória da Conquista esperava que chovesse aproximadamente 400 mm entre janeiro e março. No entanto, a chuva no período foi de apenas 225 mm.

O abastecimento nos distritos afetados é feito por carros pipa, mas na maioria das vezes estes não têm sido suficiente para que a população tenha atendida algumas necessidades básicas, como tomar banho e lavar as roupas.

Publicações relacionadas