CADERNO MUNICÍPIOS
Turismo baiano já ultrapassa movimento da pré-pandemia
Nesta alta estação, 6,2 milhões de turistas deverão visitar a Bahia, superando a marca de 2019
Por Cláudia Lessa
Até o fim do verão, 6,2 milhões de turistas deverão visitar a Bahia, especialmente em Salvador e Porto Seguro, que estão entre as cidades mais buscadas do país para hospedagem, conforme a plataforma de aluguéis temporários Airbnb. Caso se confirme, o fluxo turístico vai superar a marca do verão de 2019 (antes da pandemia do Coronavírus), quando o estado recebeu seis milhões de pessoas. A expectativa de superar os números é da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que está apostando na injeção de R$ 9 bilhões no território baiano, ao longo da alta estação.
A projeção da Setur-BA é compatível com uma pesquisa encomendada pelo Booking.com, em julho de 2022, realizada com 1.206 entrevistados em todo o Brasil, que revelou que a Bahia, ao lado do Rio de Janeiro, está entre os estados de praia mais visitados por viajantes de todas as regiões do país, seguidos por São Paulo, Ceará e Pernambuco. Esse mesmo estudo solicitado pelo site internacional para reserva de hospedagem mostrou que a Bahia figura na terceira posição entre os estados com as melhores praias do país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e Ceará.
Suas belezas naturais e culturais são fortes atrativos para quem escolhe a Bahia como destino turístico. A Setur aponta o programa “Viva Turismo Bahia”, implantado no final de 2021, como responsável pelo reaquecimento das atividades turísticas no Estado. “Nosso plano é baseado em quatro pilares: biossegurança sanitária; capacitação e qualificação de mão de obra; obras de infraestrutura; e promoção do destino Bahia. Temos tido resultados relevantes e a recuperação dos empregos no setor do turismo é um deles”, afirma o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.
Baseado em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o gestor estadual destaca que, em saldo acumulado entre janeiro de 2021 a setembro de 2022, houve a geração de 20 mil empregos, superando as 19.032 vagas perdidas em 2020. A captação de voos, acrescenta Bacelar, é uma das ações do programa de promoção do destino Bahia. “Temos trabalhado para aumentar os voos internacionais, nacionais e regionais aqui para a Bahia. Temos agora, por exemplo, voo diretos para Salvador de duas capitais europeias – Lisboa e Paris –, bem como de Buenos Aires e Montevideo. A nossa expectativa é de vivermos a maior alta temporada de verão na Bahia”.
Após focar nas ações de promoção do destino Bahia, ao longo do ano, nas áreas internacional, nacional e regional, a Setur-BA está concentrada nos receptivos de visitantes em seis zonas turísticas do litoral e na Chapada Diamantina. De acordo com o titular da pasta, o trabalho está sendo feito por guias de turismo e por técnicos da secretaria, que estão disponíveis para prestar informações sobre roteiros de passeios e demais atividades. “O Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), balcão informativo disponível em terminais e locais de grande visitação, também foi preparado e requalificado para dar conforto, segurança e qualidade no serviço turístico em todo o estado”, informa a Setur-BA.
Temporada histórica
A expectativa do governo estadual é de uma temporada histórica na Bahia, após um esforço conjunto do governo e da iniciativa privada. “São esperados mais de 400 mil cruzeiristas, com média de gasto individual que ultrapassa R$ 600. Iniciamos, em dezembro, uma rota internacional e uma pesquisa de caracterização do turismo de cruzeiros, visando levantar um diagnóstico detalhado do segmento, que será usado na qualificação de serviços”, completa o secretário Bacelar.
Apesar dos altos preços das passagens aéreas – cerca de 30% mais caras do que antes da pandemia –, a Gol Linhas Aéreas prevê um Carnaval 2023 propício às viagens. Tanto que a companhia planeja cerca de 390 voos extras para o período da maior festa popular brasileira. De acordo com a empresa, 72 mil assentos adicionais serão inseridos na sua malha aérea para contemplar a demanda acentuada por voos em diferentes regiões do país. Para o período, a Gol está organizando operações volumosas, tanto em cidades emissoras de turistas quanto receptoras de visitantes que vão aproveitar a folia. De acordo com a operadora, nos dias de pico das viagens (16 e 17 de fevereiro), a sua malha aérea atingirá 789 decolagens/dia e mais de 143 mil assentos disponíveis.
“O Carnaval é mais uma data de grande demanda por viagens no país. Para esse período, a Gol construiu uma malha aérea especial, desenhada para atender às mais diversas necessidades dos clientes com origem ou destino a localidades estratégicas e consagradas, sobretudo nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul”, como disse o gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da Gol, Bruno Balan.
Para o feriado de Carnaval, a operadora de viagens CVC já registra aumento de 45% nas intenções de viagens e pedidos de orçamentos em relação ao Carnaval 2022. A operadora também já alcança, para esse feriado, 95% da demanda registrada em 2019. “O destino mais procurado pelos clientes CVC é Porto Seguro, seguido por Maceió e Natal. No geral, os destinos baianos mais procurados, neste momento, são Porto Seguro, Salvador, Arraial d’Ajuda, Morro de São Paulo e Ilhéus e dos estados que mais enviam turistas à Bahia estão São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul”, revela a diretora de Vendas da CVC, Viviane Piovarcsik.
Salvador e Porto Seguro são destaques
Salvador e Porto Seguro estão entre as dez cidades do mundo mais procurados por turistas, de acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma de hospedagens Airbnb. As ruas da capital baiana estão mesmo lotadas de estrangeiros e pessoas de outros estados brasileiros. Até março, a estimativa da prefeitura é de que esse movimento seja 11% maior do que o registrado no mesmo período em 2022 – percentual que equivale a 3,2 milhões de turistas até o final do verão, com média de ocupação hoteleira de 67,23% e receita turística de R$ 4,9 bilhões.
Em um cenário mais otimista, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) avalia que o fluxo turístico na capital baiana pode chegar a 3,4 milhões de visitantes até março; uma taxa média de ocupação hoteleira de 70,43% e uma receita turística de R$ 5,1 bilhões.
Em Porto Seguro, a expectativa da prefeitura é receber pouco mais 500 mil visitantes, entre turistas que chegam via terrestre e pela malha aérea, que foi ampliada neste verão, com 1.650 voos agendados entre dezembro 2022 e janeiro deste ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo. O fluxo turístico em Porto Seguro deverá gerar para os cofres públicos cerca de R$ 200 milhões, injetados na economia local, beneficiando vários segmentos, como hotelaria, transporte, bares e restaurantes, artesanato, comércio em geral e de ambulantes regulamentados, além de serviços diversos e aqueles ligados diretamente aos passeios e entretenimento.
O vice-prefeito e secretário de Turismo de Porto Seguro, Paulinho Toa Toa, afirma que, embora haja uma grande demanda para o litoral sul do município (Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva), é no litoral norte da cidade onde se concentra a maior movimentação de turistas, que aproveitam as praias, os complexos de lazer e os atrativos históricos e culturais.
“Para fevereiro acreditamos em 90% de ocupação na hotelaria e no Carnaval, com certeza, teremos a cidade super lotada”, avalia o secretário, destacando que, neste verão, percebe-se que, além do costumeiro público jovem, é crescente o número de casais maduros e família com criança”, avalia o gestor municipal, ressaltando que, em dezembro as expectativas foram alcançadas e em janeiro estão sendo surpreendidos com números acima do esperado, contabilizando uma média de 50 mil visitantes por semana. Ainda de acordo com o secretário, isso se dá devido “ao incremento nos produtos turísticos do município, com passeios voltados ao ecoturismo e ao turismo histórico e étnico, além de programação noturna, com horários que facilitam as famílias participarem com seus filhos”.
Outros destinos baianos também estão experimentando uma positiva movimentação turística neste verão pós-pandemia. É o caso de Camaçari, que até o final da temporada deverá receber 340 mil nas localidades litorâneas, como Itacimirim, Guarajuba e Arembepe, gerando para os cofres públicos municipais em torno de R$ 358 mil. O ciclo de lavagens, que passa pelos distritos de Barra do Pojuca, Gurajuba/Monte Gordo, Jauá, Vila de Abrantes e Arembepe, atrai turistas da região, bem como a tradicional Feira Por do Sol, que se estende até 21 de fevereiro. A feira, que ocorrem nas localidades de Guarajuba e Arembepe, reúnem artesanato, gastronomia e manifestações culturais.
“De todo canto”
“Para o Carnaval, a nossa expectativa segue em alta, pois iremos receber turistas de todo canto, aqueles que não querem ficar no centro da folia e sim em uma região que oferece conforto, tranquilidade e natureza”, revela a secretária municipal de Turismo, Cristiane Bacelar. Para a gestora, Camaçari está se consolidando como um importante destino turístico. “Preparamos o trade, as pessoas e o município para este novo momento e temos uma cidade lotada desde o fim do ano, com uma ocupação hoteleira que beira a 100%. Tivemos festejos de Réveillon promovidos pela prefeitura, com queimas de fogos e shows em vários pontos do nosso litoral, além de dois Réveillons privados (Itacimirim e Guarajuba), o que contribuiu ainda mais com o aumento de fluxo na nossa cidade”, avalia.
O município de Lauro de Freitas, pela proximidade com o aeroporto internacional, garante a dinamização da logística da ocupação dos quase 2.500 leitos de hospedagem dos 23 empreendimentos existentes, entre hotéis e pousadas, segundo a turismóloga e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Lauro de Freitas (Comtur), Fernanda Aragão. A expectativa para a alta estação é que a ocupação de leitos chegue a 100% até o mês de março.
“Nesse período do verão temos uma eminência grande da vinda de turistas internacionais e de estados brasileiros. O perfil dos turistas que estão se hospedando em Lauro de Freitas são de países da Europa e de estados brasileiros como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além do Distrito Federal, e cidades próximas da região. Vale destacar que Sergipe é o estado que mais demanda a vinda de turistas para o município”, relata a representante da Comtur.
A turismóloga também destaca a alta procura nos aluguéis de casas para temporadas. “Temos muitos turistas alugando casas de praia neste verão. Lauro de Freitas é um dos municípios mais cotados em plataformas de aluguel de casas, principalmente de imóveis próximos às praias. Exemplo dessa alta foi no Réveillon deste ano, quando o município foi um dos destinos mais procurado na Bahia, isso porque as barracas nas praias de Lauro de Freitas costumam fazer festas no Ano Novo que atraem muitos turistas”, analisa.
O secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult) de Lauro de Freitas, André Pereira, comenta sobre a expectativa deste verão, movimentação turística e econômica. “Este é o primeiro verão que retomamos em sua plenitude, após os anos críticos da pandemia. Os setores econômicos em geral estão trabalhando forte, mesmo que ainda diante de algumas dificuldades estruturais. Estamos com muita expectativa para esse retorno, em que vamos ter bastante eventos culturais, como a festa do padroeiro de Lauro de Freitas, no último dia 15, com programação de shows de repercussão nacional e religiosos”, analisa o gestor. Nos 90 dias de verão, a gestão espera uma movimentação de, aproximadamente, 100 mil turistas e uma injeção em torno de R$ 50 milhões na economia local.
Setor empresarial investe no potencial turístico do estado
Uma mostra do investimento empresarial no potencial turístico baiano é a atuação do Grupo Aviva, no Litoral Norte. Até meados de 2022, a companhia nacional de hotelaria e entretenimento já tinha investido R$ 86 milhões em obras de modernização, melhorias e expansão do Resort Costa do Sauípe. Paulo Schneider, diretor de Operações da companhia nacional de hotelaria e entretenimento, em Costa de Sauípe, registra aumento da ocupação hoteleira neste verão. “Fechamos 2022 em torno de 60%. Foram 18% a mais no número de diárias em comparação a 2021 e estamos com grandes perspectivas para 2023. Tivemos um volume maior também nos nossos restaurantes, como o Quermesse da Vila”.
Com a aproximação do Carnaval, as expectativas aumentam ainda mais. “Temos uma temática específica para o período, com programações especiais para todos os hóspedes e públicos, como oficinas de percussão, de customização e de capoeira; e intervenções artísticas com música e dança, além de espaços temáticos que valorizam a festa nacional”, destaca o empresário. Ele ressalta, ainda, que o público regional voltou a prestigiar Sauípe, ainda que os clientes, em sua maioria, sejam de outros estados.
O verão chega com tudo também no Sul baiano. Ícaro Rosa, chef e proprietário do Restaurante Jiló, um dos mais famosos e concorridos de Itacaré – e agora com filial em Salvador, no bairro da Pituba –, comemora os frutos da alta estação. “Com a temporada sem restrições, estamos sentindo um retorno mais forte dos turistas, que devem permanecer no fluxo até depois do Carnaval. Temos tido reservas esgotadas praticamente todos os dias, o que nos garante uma melhor organização interna e maior faturamento”.
Eliane Pinho, proprietária do Restaurante Carvão, instalado no bairro do Chame-Chame, em Salvador, compartilha a opinião de que este verão na Bahia está diferenciado. “Temos notado uma frequência de turistas maior do que a média neste mês de janeiro. Considerando os últimos dez dias, notamos um faturamento dobrado em relação ao mesmo período do ano passado e o maior dos últimos 12 meses”, revela a empresária. O restaurante, cuja cozinha é comandada pelo chef executivo Ricardo Silva, se localiza próximo ao circuito do Carnaval e a alguns dos principais pontos turísticos da cidade: Farol da Barra e Praia do Porto da Barra, o que facilita a frequência de turistas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes